sábado, 25 de junho de 2011

Ainda sobre Missões - Igreja Cristã Evangelizadora



IGREJA CRISTÃ EVANGELIZADORA

Marcos Severo de Amorim

Socep, 2004


Proclamar o evangelho de Cristo é tarefa principal e intransferível da Igreja. Esta tarefa só pode ser realizada com a autoridade de Jesus e no poder do Espírito Santo.
A missão deixada por Jesus para pregar, batizar e ensinar e realizada com maior sucesso quando mantemos o mesmo foco do apóstolo Paulo: pregação do evangelho e organização de igrejas locais.
Este livro é o trabalho de um homem comprometido com missões, não de forma teórica, mas prática. Não é o trabalho acadêmico de um missiólogo, porém as reflexões de um pastor sertanejo que já compreendeu que a tarefa primordial da Igreja é proclamar o evangelho de Cristo e reunir os crentes em Igrejas Locais.

“A tarefa primordial e intransferível da Igreja é proclamar o Evangelho de Jesus Cristo, e reunir os convertidos em Igrejas locais. Foi o próprio Jesus, Senhor da Igreja, quem definiu a tarefa de Sua Igreja, na chamada “Grande Comissão (Mt.28.18-20). A missão da Igreja, conforme Jesus Cristo, é de natureza espiritual: pregar, batizar e ensinar. Isso somente pode ser realizado, na autoridade de Jesus e no poder do Espírito Santo.(...)


A Igreja cristã Evangelizadora não tem tempo a perder. Ela sabe das necessidades da humanidade perdida e quanto mais se envolver com outras atividades que não seja a de levar a mensagem aos pecadores, ela estará prejudicando o alcance dos alvos a serem atingidos em todo o mundo. Nada poderá deter a Igreja Evangelizadora, a sua palavra tem alvo certo. "...assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que designei" (Is 55.11) ” (...)


"A recompensa da Igreja não está somente em desfrutar da paz com Deus, da esperança da salvação eterna, da comunhão entre os irmãos e das bênçãos recebidas. Além da vida presente, aguardamos muito mais , das bênçãos do porvir, que foram anunciadas pelo Senhor Jesus a todos os que fazem parte deste povo escolhido de Deus, para tomar posse da herança da Sua glória, reservada para aqueles que obedecerem a Palavra de Deus e cumprirem com fidelidade a ordem de evangelizar a humanidade "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura" (Mc 16.15).

(Amorim, 2004, p. 11, 12, 13)

sábado, 18 de junho de 2011

Evangelismo - por Bill Hybels



Evangelismo - passos Simples para atravessar as salas da vida e alcançar os perdidos

Autor: Bill Hybels

Editora LAN, 2008 (www.edilan.com.br)

Não precisamos de mais um plano, precisamos simplesmente de termos nossas vontades conformadas aos valores de Deus, amor por ALMAS!



O autor inicia a introdução de seu livro contando-nos um episódio que viveu: "Há dois verões, fui protagonista de uma série de circunstâncias acidentais quando fazia uma viagem de barco no Lago Michigan, pela costa de Wisconsin. Eu estava só, com o coração em atitude de adoração, e dispunha de algum tempo. (...) E conclui esse relato: "Não sei se aquele episódio teve a ver com minha própria necessidade de refletir sobre uma experiência poderosa de conversão ou se ele resumiu-se a dar um passeio pelo estacionamento de uma marina e oferecer ajuda a alguém que estava de má sorte. Mas uma coisa eu aprendi: que os grandes momentos da vida se desenvolvem a partir de simples atos de cooperação com os misteriosos apelos de Deus - cutucadas que Ele nos dá e que sempre têm o objetivo de encontrar o perdido e libertar o cativo. A aventura de cooperar com Deus significa dar o maior presente que alguém poderia receber - o dom da maravilhosa graça - a pessoas não merecedoras (e geralmente desatentas) como você e eu." (pg.17)


"Se ao tomar dez passos para atravessar uma sala você pudesse apontar alguém ao caminho da fé, isso mudaria seu jeito de andar."


Oremos ao nosso Senhor Jesus Cristo pedindo a Ele que quebrante o nosso coração e desperte em nós o amor por missões, um amor ativo, um amor que gere ações concretas. Cantemos em oração!


"Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado (Sl. 51:17)

Sonda-me, Senhor, e me conhece, quebranta o meu coração

Transforma-me conforme a Tua palavra

E enche-me até que em mim se ache só a Ti

Então, usa-me, Senhor, usa-me
Como um farol que brilha à noite

Como ponte sobre as águas

Como abrigo no deserto

Como flecha que acerta o alvo

Eu quero ser usado, da maneira que Te agrade

Em qualquer hora e em qualquer lugar, eis aqui a minha vida

Usa-me, Senhor, usa-me!"


("Sonda-me, Usa-me": Aline Barros, Edson Feitosa e Ana Feitosa)

domingo, 12 de junho de 2011

“É CHEGADO O TEMPO: É HORA DE FAZERMOS MISSÕES!”

Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa.” (João 4: 35)

Já há muitos anos a Igreja Memorial Batista exerce um relevante papel no financiamento da obra batista missionária estadual, nacional e mundial. E vem fazendo isto de modo competente, a ponto de figurar há anos nos primeiros lugares em valores.

No papel de financiadora da obra missionária a Memorial mostrou-se sempre excelente e competente e, contudo, tal papel ofuscou e inibiu sensivelmente o papel bíblico de executora da obra missionária. De certo modo “pagamos prá ver”! É preciso lembrar que no corpo humano quando se perde um dos sentidos, por deficiência de um órgão, outro é fortalecido, por ser mais exigido. No corpo “espiritual” de Cristo também é assim: quando a Igreja super enfatiza um “sentido” costuma inibir outro.

Obviamente o papel de financiadora da obra missionária, quando no horizonte de estados distantes do território nacional via Junta de Missões Nacionais e principalmente no horizonte de países longínquos via Junta de Missões Mundiais, é fundamental, eis que não há como uma Igreja, mesmo do porte da Memorial, desenvolver e manter as estruturas necessárias para exercer seu papel nesses campos distantes.

Já no campo local a realidade é outra. A Convenção Batista do Distrito Federal (CBDF) reconhece as igrejas como responsáveis pela execução da obra missionária local e estadual. No livro da 51ª Assembléia da Convenção Batista do Distrito Federal (16 a 18.9.2010) à página 50 está registrado: “São as igrejas que realizam Missões! A CBDF é, conforme suas funções, tão somente a mediadora e a catalisadora de recursos (humanos e financeiros) vetorizados em ações missionárias conjuntas”. Curto: São as igrejas que devem executar (e não meramente financiar) a obra missionária, e não organizações para-eclesiásticas! Esse papel de, perdoem-me o termo, “atravessadora” entre as igrejas e os campos missionários, exercido por outras organizações, que não as igrejas, só tem sentido onde os recursos humanos e financeiros são parcos e se faz necessário juntar o pouco para se ter o suficiente.

Tal papel de “atravessadora” onde os recursos humanos e financeiros são suficientes é ainda mais agravado quando se percebe que o investimento dos recursos financeiros não estão sendo aplicados generosamente nos fins, mas “desviados” para os meios. A CBDF informa, à página 70 do mesmo livro citado acima, que apenas 14,68% do total do Plano Cooperativo arrecadado é investido em Missões Nacionais. Isso significa que mais de 85% da receita recebida pela CBDF das Igrejas no DF através do Plano Cooperativo é aplicado para fazer funcionar a máquina que, em princípio, existe apenas para “catalisar recursos humanos e financeiros, para realizar ações missionárias conjuntas”! O foco está claramente invertido!

Ciente disso e ao mesmo tempo do seu papel de executora da obra missionária, a Igreja Memorial Batista implantou desde dezembro de 2010 uma Coordenação para o Ministério de Missões com o Pastor José Fabrício. Através desse ministério a Memorial pretende implantar vários projetos missionários a curto, médio e longo prazos, especialmente no Distrito Federal e entorno (inclusive com parcerias com a CBDF) levando-nos a cumprir o desiderato bíblico e divino de fazer discípulos em nossa Jerusalém. A campanha de Missões que ora se inicia é agora denominada Missões Locais e tem um alvo tão desafiador quanto o é para Missões Mundiais e Nacionais. Não é possível mais separar Missões Locais de Missões Nacionais e Mundiais!

É chegado o tempo de mudar! É chegada a hora da Memorial se tornar de fato executora da obra missionária local e não apenas financiadora! Para tanto precisamos de missionários que orem, contribuam e vão aos diversos desafios da nossa Jerusalém! Para tanto precisamos de mais recursos humanos e financeiros!

Como você responderá a esse desafio?
Pr. Josué Mello Salgado

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Assistam o filme “A Filha do Pastor”


Família, fé e música são os temas abordados no filme A Filha do Pastor. O drama gira em torno de Angie King, uma garota de cidade pequena que canta no coro da igreja em que seu pai prega. Filha de um austero, mas adorável bispo, Angie, que possui um grande talento musical, abandona sua casa para participar, contra a vontade dos familiares, da grandiosa turnê de um astro da Soul music, por quem se apaixona.


Nessa moderna parábola do Filho Pródigo a personagem principal do filme descobri que a vida na estrada é mais difícil do que se imagina e enfrenta muitas situações ruins como violência, desilusão amorosa, rejeição e traição.


Ao final do filme, Angie se arrepende e retorna ao seu lar para viver uma vida nova alicerçada nos caminhos de Deus.


Gênero: Drama

Tempo: 110 min


Por Priscila Rocha

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Sociedade Bíblica do Brasil: 100 milhões de bíblias

100 milhões de bíblias produzidas. No dia 26 de maio, a importante – e mundialmente inédita – marca foi alcançada pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) em sua Gráfica da Bíblia, fundada em 1995, em Barueri (SP). O feito será comemorado na próxima sexta-feira (10 de junho), com um culto de Ação de Graças no Ginásio Poliesportivo José Corrêa, em Barueri. A organização do evento estima a presença de cinco mil pessoas.

O modelo escolhido como símbolo do número histórico foi uma edição comemorativa, composta por duas traduções: a Tradução Brasileira, de 1917, que foi a primeira a ser feita totalmente no Brasil, e a Nova Tradução na Linguagem de Hoje, lançada no ano 2000, responsável por trazer o conteúdo bíblico em uma linguagem mais simples e fácil de ser compreendida pela população brasileira.

Um dispositivo digital foi instalado nas máquinas da unidade de encadernação para fazer a contagem regressiva. A produção do centésimo milionésimo exemplar da Bíblia foi acompanhada por cerca de 100 pessoas entre funcionários da organização, membros da Diretoria da SBB, jornalistas e lideranças religiosas, que se uniram em oração para agradecer a Deus por sua Palavra.

Em 2008, Ultimato entrevistou Erní Seibert, secretário de Comunicação e Ação Social da Sociedade Bíblica do Brasil, sobre o importante trabalho de evangelização desenvolvido pela organização. A entrevista aconteceu na ocasião do 60º aniversário da SBB. Leia essa conversa aqui.

Leia mais no site da SBB.

Fonte: Ultimato

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Conheça o arquivo musical da biblioteca do Congresso dos EUA


Foi disponibilizado na Internet pela biblioteca do Congresso norte-americano (Library of Congress), o "National Jukebox". Um catálogo de músicas, discursos, poesia e comédia, gravados no país até o ano de 1925. No total são mais de 10 mil arquivos. Lá você poderá encontrar obras de música sacra.


O conteúdo do Jukebox será ampliado regularmente, com gravações adicionais da Victor e gravações acústicas feitas por outros selos, de propriedade da Sony dos EUA, incluindo Columbia, OKeh, e outros.


As gravações podem ser encontradas por uma série de formas diferentes, e o usuário pode criar suas próprias listas ou simplesmente tocar uma das selecionada pela equipe da Biblioteca do Congresso.


O serviço é gratuito e para ter acesso basta clicar no link http://www.loc.gov/jukebox/


Por Priscila Rocha

sábado, 4 de junho de 2011

Missões locais - oração








"Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviramfalar? E como ouvirão, se não houver quem pregue?E como pregarão, se não forem enviados?" (Rm10:14,15)








Neste mês de junho nossa ênfase é em Missões locais.


Comocemos por orar por missões!



"Incontáveis milhões estão


Longe de Cristo, ao céu não irão.


Quem irá para lhes contar


Do amor de Cristo, que pode salvar.


Lá na Cruz, Jesus morreu


O mundo pra salvar.


Vamos lá para lhes contar


Do amor de Cristo, que pode salvar."

(coro popular - anos 50*)

"Muitas pessoas que estão à nossa volta nunca ouviram a verdade do evangelho de uma forma que possa mudar suas vidas. Muitas pessoas não tem uma idéia clara sobre o que a Bíblia ensina e sobre o que Jesus Cristo fez por elas." É o que nos diz Margareth Godfree em seu livro O que os cristãos devem saber sobre Orar por Missões (Danprewan, 2005).


A autora sugere uma lista de possíveis assuntos`- locais - de oração e comenta que, à medida que orarmos, Deus nos guiará sobre quais itens devemos nos concentrar:


:Família e amigos


:Colegas de trabalho


:Vizinhos e pessoas com as quais você se encontra regularmente


:Sua igreja local, seu pastor e os líderes da igreja


:Os professores da Escola Dominical e as crianças


:Os obreiros do Ministério com juventude


:Outros grupos e atividades especiais


:Pessoas idosas da igreja e da comunidade


:O Governo local, por lei e ordem


:Serviços de educação e saúde


Acrescentemos a essa lista:


:Os missionários sustentados pela igreja local


:Projetos missionários da igreja local


"Jesus era um homem espiritual perfeito, mas também era muito prático. Ele separava tempo para oração,mas também orava a qualquer momento em que surgisse uma necessidade. É muito importante separar um tempo específico para oração. Embora não seja fácil, podemos confiar que o Senhor nos ajudará. (...) Além de separar um horário específico para oração, podemos orar enquanto estamos engajados nas atividades do dia a dia. (...) Não é obrigatório fechar os olhos para orar!"


*(pgs. 7, 29, 30 e 62)



-.-.- Leia a Bíblia _ "Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho." (Salmo 119:105) -.-.-