sábado, 27 de agosto de 2011

A Oração - A Felicidade - O Desejo - Trilogia de James Houston


A trilogia “espiritualidade” criada pelo Dr. James Houston – teólogo e fundador do Regent College em Vancouver / Canadá – é formada pelas obras "A Oração - o caminho para quem busca a amizade com Deus", "O Desejo - satisfazendo a fome da alma" e "A Felicidade - a verdadeira plenitude da vida". Publicação: Editora Palavra, 2009.

Em “A Felicidade", o autor nos mostra que todo mundo deseja ser feliz, porém poucos verdadeiramente o são.
Todos nós vivenciamos momentos de felicidade, mas nos faltam solidez e senso de permanência. Ao explorar com habilidade a própria natureza da felicidade, tanto cultural quanto espiritualmente, o Dr. Houston mostra que a felicidade não é um produto que se encontra à venda, mas o fruto de uma dadivosa vida de bondade.


"Em parte este livro está sendo escrito porque eu mesmo não tenho sido feliz em muitas fases da minha vida. Ninguém nasce feliz, embora seja possível a todos atingir um certo grau de felicidade. Quando os frutos da felicidade começam a entrar em nossa vida, inicia-se um período de regozijo e nos vem um desejo de compartilhá-lo com nossos companheiros de sofrimento. Também escrevo movido por um profundo interesse quanto à busca da integridade no bem-estar pessoal. Há também uma motivação autobiográfica, pois escrever sobre o assunto tem me trazido à memória os erros que me levaram a becos sem saída e me fizeram perder o rumo na vida, os quais não desejo cometer novamente." (J.Houston)


_ 0 _

Na obra "O Desejo" o autor examina o que está no âmago de toda alma humana: um anseio por intimidade com Deus.
Valendo-se de textos dos heróis da fé, bem como das Escrituras, Houston mostra que, ao você aceitar o fato de que Deus o criou para buscá-lo _que seus verdadeiros desejos são por coisas eternas_ então é possível encontrar o caminho para a verdadeira satisfação. Portanto, redescobrir o seu coração expõe falsos desejos que na realidade são vícios e ídolos, revelando como efetuar a correção. Assim, você poderá esperar um modo de viver diferente, uma alternativa às realidades que o sufocam. Desta forma, você poderá desfrutar uma vida espiritual mais substancial e satisfatória.




"O desejo é o incessante pulsar da vida humana. O que ansiamos determina o escopo de nossas experiências, a profundidade de nossas percepções, os padrões com os quais julgmos e a responsabilidade com que escolhemos nossos valores. Por isso é de crucial importância ansiarmos por coisas que ultrapassam o material, que sejam transcendentais." (J.Houston)
_ 0 _

Sobre a obra "A Oração" , publicamos post no mês de fevereiro. Acesse: http://bibliotecaimbb.blogspot.com/2010/02/oracao-livro-de-james-houston.html

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Fotos de nossa BIblioteca II

Em oportunidade anterior (http://bibliotecaimbb.blogspot.com/2010/01/fotos-de-nossa-biblioteca.html) foram postadas algumas fotos desta biblioteca. No entanto, estamos constantemente melhorando o nosso serviço, consequentemente, o nosso espaço físico. Portanto, iniciarei uma série de posts sobre os diferentes espaços de nossa biblioteca. Seguem abaixo , algumas fotos de nossa parte externa.




Templo da Igreja Memorial Batista


Fachada do Templo Memorial





Parte da fachada do templo com mastros da bandeira em destaque







Flores de nosso jardim





Joaninha do nosso jardim do leitor





Jardim do leitor


terça-feira, 23 de agosto de 2011

Alvin Plantinga no Brasil


O filósofo americano Alvin Plantinga é considerado um dos maiores filósofos da tradição analítica da contemporaneidade e muitos atribuem a ele o renascimento do cristianismo dentro das Universidades. Sua vasta obra compreende trabalhos sobre metafísica, epistemologia e filosofia da religião. Já falamos sobre Plantinga aqui e aqui.

A boa notícia é que Alvin Plantinga estará no Brasil nos dias 25 a 30 de agosto no evento denominado Simpósio de Filosofia da Religião, Ontologia e Epistemologia: um diálogo com Alvin Plantinga organizado pela Universidade de Brasília e pela PUC-RS sob a coordenação dos professores Agnaldo Cuoco Portugal e Roberto Hoffmeister Pich. Recomendamos a todos que puderem a presença no evento. Segue abaixo a programação do evento com os locais das conferências e os horários:


1) Universidade de Brasília (UnB) – Brasília, DF

Data: 25 e 26 de agosto de 2011

Local: Campus Darcy Ribeiro da UnB – Auditório da FIOCRUZ (atrás do HUB)

Inscrições: Secretaria do Dep. de Filosofia da UnB (Campus Darcy Ribeiro, ICC norte, subsolo, módulo 24). Telefone: (61) 3107-6623.

25 de agosto, quinta-feira

9h – Divine Action in the World (Ação Divina no Mundo)

Prof. Dr. Alvin Plantinga – Notre Dame University

11h – Exclusivismo e pluralismo religioso

Prof. Dr. Scott Randall Paine – UnB

12h30 – Almoço

14h30 – Plantinga e o Problema do Mal

Prof. Dr. Roberto Pich – PUCRS

16h – Alvin Plantinga e o Argumento Ontológico

Prof. Dr. Nelson Gomes – UnB

26 de agosto, sexta-feira

9h – Plantinga e Soren Kierkegaard

Prof. Dr. Marcio Gimenes de Paula – UnB

10h30 – Plantinga e Richard Swinburne

Prof. Dr. Agnaldo Cuoco Portugal – UnB

12h - Almoço

14h30 – Science and Religion: Where the Conflict Really Lies (Ciência e Religião: Onde o Conflito Realmente está)

Prof. Dr. Alvin Plantinga – Notre Dame University

2) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) – Porto Alegre, RS

Data: 29 e 30 de agosto de 2011

Local: Campus Central da PUCRS, Auditório do Prédio 5, Porto Alegre / RS

Inscrições: Secretaria do PPG em Filosofia da PUCRS, Prédio 05 do Campus Central da PUCRS, Sexto Pavimento. Telefone: (51) 3320-3554

29 de Agosto (segunda-feira):

14h Conferência: Warrant and Proper Function (Aval epistêmico e função própria), Prof. Dr. Alvin Plantinga – University of Notre Dame

16h – 18h: Debates

- Plantinga, aval e anulabilidade epistêmica – Prof. Dr. Cláudio Almeida (PUCRS)

- Um pouco mais sobre o aval epistêmico e a acidentalidade da crença – Prof. Dr. Roberto Hofmeister Pich (PUCRS)

- Plantinga e a justificação bayesiana de crenças – Prof. Dr. Agnaldo Cuoco Portugal (UnB)

30 de Agosto (terça-feira):

14h: Conferência: An Evolutionary Argument against Naturalism (Um argumento evolucionário contra o naturalismo), Prof. Dr. Alvin Plantinga – University of Notre Dame

16h – 18h: Debates

- Plantinga sobre a Natureza da Necessidade – Prof. Desidério Murcho (UFOP)

- Plantinga e a epistemologia da religião – Prof. Dr. Rogel Esteves de Oliveira ((Faculdade Batista Pioneira de Ijuí - FBPI)

sábado, 20 de agosto de 2011

Novas aquisições - Julho

Nosso acervo está maior! Conheça as novas aquisições da biblioteca:



ALMEIDA, Natanael de Barros. Coletânea de ilustrações. 1ª. [S.l.]: Vida Nova, 1987. 162 p.
ARNOLD, Johann Christoph. Crianças em perigo. Rio de Janeiro - RJ: Editora Propósito Eterno, 2010. 141 p.

AZEVEDO, Israel Belo de. O Espiritismo segundo Jesus Cristo. São Paulo - SP: Vida Nova, 2010. 144 p.
BLANCHARD, John. Rock in Igreja ?!. 1ª. [S.l.]: Juerp - RJ, 1985. 176 p.
BUBECK, Mark I. Vencer o adversário. São Paulo - SP: Vida Nova, 1993. 183 p.
COSTA, Samuel da Silva. Psicologia da Religiosidade: Nações, Religiõies e Profecias. 1ª. Rio de Janeiro: Silvacosta, 2010. 138 p.
CRAWFORD, Robert. O que é religião. Petrópolis - RJ: Vozes, 2005. 247 p.
CURY, Augusto. Maria, a maior educadora da História: Dez princípios que Maria utilizou para educar o menino Jesus. [S.l.]: Planeta, 2007. 186 p.
GRAVES, Allen W. Cristo em Minha Carreira Profissional. 2ª. [S.l.]: Juerp - RJ, 1979.
GRÜN, Anselm. Virtudes que nos unem a Deus: Fé, Esperança e Amor. 2ª. Petrópolis - RJ: Vozes, 2008. 94 p.
KORNFIELD, David. Casamentos que se fortalecem por meio da mentoria: A importância do ministéiro com casais. São Paulo - SP: Vida - SP, 2007. 157 p.
LOU PRIOLO. O caminho para o filho andar: Como usar as Escrituras no treinamento dos filhos. 1ª. [S.l.]: NUTRA Publicações, 2008. 223 p.
MARTINS, Mário Ribeiro. Gilberto Freyre: o ex protestante - uma contribuição biográfica. 2ª. Goiânia-GO: Kelps, 2011. 286 p.
VÁRIOS AUTORES. Respostas evangélicas à Religiosidade Brasileira. São Paulo - SP: Vida Nova, 2004. 180 p.

imagem: Vlastudio (em : http://images.fanpop.com/images/image_uploads/Tree-of-Books-books-to-read-683854_1600_1200.jpg)

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Novos horários da biblioteca !

É com imensa satisfação e alegria que a equipe do Serviço de Documentação do Ministério de Informação torna público que desde o dia onze de agosto a biblioteca está funcionando, também, durante a semana! Os horários de funcionamento são: segunda a sexta das 8h30 às 12h e das 14h às 18h. Lembrando, que ainda continuamos a abrir aos Sábados e Domingos.

A Biblioteca da Igreja Memorial Batista possui um acervo riquíssimo em vários formatos, tais como: livros, DVD’s, folhetos, mapas, fitas VHS, periódicos, dicionários, atlas históricos e Bíblias em várias línguas. Além disso, temos alguns materiais que não podem sair da biblioteca: materiais de referência ( dicionários, etc ) e acervo da Memória Técnica ( todo e qualquer documento produzido pela IMB – boletins encadernados, fotos e cartazes de eventos, etc ). Temos mais de dez mil títulos disponíveis para consulta e empréstimos para membros da Memorial cadastrados em nosso sistema da biblioteca.

Este blog é o espaço em que nos utilizamos a fim de publicar novidades sobre a biblioteca, resenha de livros e notícias sobre o mundo evangélico em geral. Atualizaremos este veículo de informação semanalmente.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Pós-graduação da FTBB



Já estão abertas as inscrições para os Cursos de Pós Graduação na Faculdade Teológica Batista de Brasília.

Os cursos serão nas seguintes áreas: Aconselhamento Bíblico, Gestão Eclesiástica, Interpretação Bíblica e Missiologia e Inclusão Social.

Matrículas abertas.

Informações pelo fone: (61) 3272 1136

Início das aulas no dia 13 de agosto de 2011.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Se o meu povo orar...

"E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra." (2 Cr 7:14)
* * * * * * * * *

"Este é um livro sobre oração. Como tal, deve ser lido em oração. A oração não só será o alvo, mas o início e o fio condutor da leitura.
Assim, quando efetivamente aprendermos a orar...
... testemunharemos mais e melhor, porque o Espírito Santo fará brotar em nossos lábios a palavra certa na hora certa.
... passaremos melhor pelas dificuldades da vida.
... teremos prazer em gastar horas na leitura da Sua Palavra, aprendendo quem Deus é.
... teremos prazer em falar aos outros e servir aos outros, certos de que não podemos deixar de falar do que temos experimentado pessoalmente.
... conviveremos com os conflitos, porque os desejos são muitos no interior de uma família, mas seremos capacitados pelo Espírito Santo para, em amor, não no grito e no autoritarismo, por meio do diálogo e do respeito, acharmos os melhores caminhos para cada parte envolvida.
... compreendeemos que as dificuldades pelas quais estamos passando são canais que se abrem para deixar passar mais graça."

Se Meu Povo Orar
Israel Belo de Azevedo
MK Editora. RJ, 2003

ISRAEL BELO DE AZEVEDO, nascido em 1952, é casado com Rita de Cassia Vieira de Azevedo. Terminou seu curso de bacharel em teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, em 1975. É graduado também em comunicação (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e pós-graduado em História (Universidade Federal Fluminense). É mestre em teologia (STBSB) e doutor em teologia (UGF).
É pastor da Igreja Batista Itacuruçá, RJ. (www.itacuruca.org.br)