sábado, 28 de janeiro de 2012

Comunicantes




Retomando a série de posts Cristianismo e Literatura, publicamos um poema de Murilo Mendes, poeta católico brasileiro e principal participante de um movimento dentro da segunda fase da poesia modernista brasileira que pretendia um resgate da espiritualidade poética. A retomada dos temas espirituais que eram comuns no Simbolismo e no Romantismo se deu, nesse movimento, sem desdenhar dos avanços estilísticos conquistados pelos poetas da fase chamada heróica do Modernismo. Comungavam dessa estética poetas como Jorge de Lima, Augusto Schmidt, Tristão de Ataíde e, em parte, Vinicius de Moraes. 


O ponto alto da poesia de inspiração cristã no período foi a obra Tempo e Eternidade de Murilo Mendes e Jorge de Lima, publicada em 1935 com o objetivo de "restaurar a poesia em Cristo". Comunicantes  é um dos poemas que compõem essa obra e fala da Igreja como "família sobrenatural" e sobre o desejo de formar poetas que irradiam as palavras do Eterno ao ajuntar novos membros ao corpo de que Cristo Jesus é a cabeça.


Comunicantes
Por Murilo Mendes


"Eu amo minha família sobrenatural
Aquela que não herdei
Aquela que ama o Eterno.
São poetas, são musas, são iluminados 
Que vivem mirando os seus fins transcendentes.
O mundo, minha família sobrenatural não te possuiu. 
Minha angústia vive nela e com ela.
E eu formarei poetas no futuro
À sua imagem e semelhança. 
E todos ajuntando novos membros ao corpo 
De que o Cristo Jesus é a cabeça
 Irradiarão as palavras do Eterno" 

domingo, 1 de janeiro de 2012

Ser como Cristo praticando a Bíblia


"Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os Seus passos" (1 Pedro 2:21)

"O que aconteceria se os cristãos de uma igreja em uma certa cidade se comprometessem durante um ano inteiro a não fazer nada sem antes perguntar:  Que faria Jesus em meu lugar?"

Ésta a situação apresentada por Charles Monroe Sheldon (1857-1946) em seu livro-ficção "Em seus passos que faria Jesus?" (São Paulo: Hagnos, 2005).  Seguir os passos de Jesus trouxe muita alegria a inúmeros cristãos, mas também causou incompreensão, conflito e sofrimento para alguns.  Afinal, tal decisão significava uma total dedicação de bens materiais, talentos e carreiras pelo amor a Cristo.

Em seus passos que faria Jesus? desafia os cristãos a seguir os passos de Cristo em toda e qualquer situação.

No ano de 2012, temos como tema proposto "ser como Cristo praticando a Bíblia".  Será surpresa para todos nós o desafio de sermos como Cristo?  Não terá sido exatamente esse o propósito de Deus ao nos regenerar, ao nos fazer nascer de novo?  Será que não desagradamos a Deus quando nos resignamos à mera humanidade, quando Deus nos desafia à "imitatio Christi" (imitação de Cristo)?

Que o ano de 2012 traga consigo muitas "imitações de Cristo", i.e., que muitos de nós, quiçá todos, sigamos os passos de Jesus tendo a Palavra de Deus como guia.
"FELIX ANNO DOMINI"
Pr. Josué Mello Salgado