quarta-feira, 4 de abril de 2012

Ele venceu a morte!


Venha assistir a bela cantata de páscoa do Coro Jovem:
Ele venceu a morte!
Sexta feira 06/04 às 20h
Domingo 08/04 às 19h

segunda-feira, 2 de abril de 2012

"É possível acreditar em Deus usando a razão", afirma William Lane Craig

Extraído de Veja.

O filósofo e teólogo defende o cristianismo, a ressurreição de Jesus e a veracidade da Bíblia a partir de construção lógica e racional, e se destaca em debates com pensadores ateus
Marco Túlio Pires, de Águas de Lindóia
William Lane Craig: "Sem Deus, não é possível explicar a existência de valores e deveres morais objetivos" William Lane Craig: "Sem Deus, não é possível explicar a existência de valores e deveres morais objetivos" (Divulgação)
"Se você acha que a religião é um conto de fadas, não acredite. Mas se o cristianismo é a verdade — como penso que é — temos que acreditar nele independente das consequências. É o que as pessoas racionais fazem, elas acreditam na verdade. A via contrária é o pragmatismo. 'Isso Funciona? Não importa se é verdade, quero saber se funciona'"
William Lane Craig
Quando o escritor britânico Christopher Hitchens, um dos maiores defensores do ateísmo, travou um longo debate nos Estados Unidos, em abril de 2009, com o filósofo e teólogo William Lane Craig sobre a existência de Deus, seus colegas ateus ficaram tensos. Momentos antes de subir ao palco, Hitchens — que morreu em dezembro de 2011. aos 62 anos — falou a jornalistas sobre a expectativa de enfrentar Craig.

"Posso dizer que meus colegas ateus o levam bem a sério", disse. "Ele é considerado um adversário muito duro, rigoroso, culto e formidável", continuou. "Normalmente as pessoas não me dizem 'boa sorte' ou 'não nos decepcione' antes de um debate — mas hoje, é o tipo de coisa que estão me dizendo". Difícil saber se houve um vencedor do debate. O certo é que Craig se destaca pela elegância com que apresenta seus argumentos, mesmo quando submetido ao fogo cerrado.
O teólogo evangélico é considerado um dos maiores defensores da doutrina cristã na atualidade. Craig, que vive em Atlanta (EUA) com a esposa, sustenta que a existência de Deus e a ressurreição de Jesus, por exemplo, não são apenas questões de fé, mas passíveis de prova lógica e racional. Em seu currículo de debates estão o famoso químico e autor britânico Peter Atkins e o neurocientista americano Sam Harris (veja lista com vídeos legendados de Craig). Basta uma rápida procura no Youtube para encontrar uma vastidão de debates travados entre Craig e diversos estudiosos. Richard Dawkins, um dos maiores críticos do teísmo, ainda se recusa a discutir com Craig sobre a existência de Deus.

Em artigo publicado no jornal inglês The Guardian, Dawkins afirma que Craig faz apologia ao genocídio, por defender passagens da Bíblia que justificam a morte de homens, mulheres e crianças por meio de ordens divinas. "Vocês apertariam a mão de um homem que escreve esse tipo de coisa? Vocês compartilhariam o mesmo palco que ele? Eu não, eu me recuso", escreveu. Na entrevista abaixo, Craig fala sobre o assunto.

domingo, 1 de abril de 2012

Planilhas de leitura da Bíblia

Comecei o a leitura bíblica deste ano usando um recurso novo para mim, uma planilha de controle de leitura. Não se trata da maior novidade em termos de leitura bíblica. Vários apps hoje em dia trazem uma grande variedade de planos de leitura com notificações e tudo mais. Mas, para quem ainda prefere ler a bíblia em papel ou - como é o meu caso - em papel eletrônico (e-ink), as planilhas continuam sendo uma boa pedida.

A Sociedade Bíblica do Brasil  disponibiliza em sua página na internet algumas planilhas que podem ser úteis no controle da leitura bíblica. Algumas delas permitem que você possa acompanhar a porcentagem que bíblia lida e pendente e fornecem uma previsão, em número de dias, de quanto falta para acabar. Colo abaixo os links para abaixar as planilhas:

:: Programa de Leitura em um ano (Modelo 1)
:: Programa de Leitura em um ano (Modelo 2)
:: Programa de Leitura em um ano (Modelo 3)
:: Quadro de Leitura Bíblica
:: Plano de Leitura Bíblica Infantil

Estou utilizando o "Modelo 2".