terça-feira, 10 de julho de 2012

A primeira resenha - "O homem eterno"


Bem, desde quando comecei a ser voluntário na Biblioteca há menos de um ano, tenho ficado empolgado com a quantidade de livros e filmes disponíveis. Foi me dado o desafio de se fazer uma resenha de um de seus livros. Espero que apreciem!


 

O homem eterno
Gilberth Keith CHESTERTON
Tradução de Almiro Pisetta
Editora: Mundo Cristão (2010)

 “Com sua prosa peculiar e seu humor britânico certeiro, Chesterton delicia o leitor com seu raciocínio envolvente e provocativo.” É desta forma, descrita em sua quarta capa, que Chesterton conduz o livro. Trata-se de uma viagem, sobretudo pela história do cristianismo, desde os primórdios, mas de forma tão sutil que o leitor não se dá conta disso.

O livro é assim dividido em duas partes. A primeira, chamada “Da criatura chamada homem”, o autor de certa forma analisa toda a história da civilização nos anos antes de Cristo, enfatizando a maneira de o homem buscar a Deus de forma errática, por meio de deuses pagãos, feiticeiros, demônios e criaturas variadas. Analisa especialmente as consequências deste relacionamento à história do homem e à queda de impérios.

A segunda parte, “Do homem chamado Cristo”, enfatiza como o nascimento de Jesus foi um momento único na história da humanidade em todos os pontos de vista. Enfatiza como o Verbo encarnado, o Príncipe da Paz é algo tão singular a ponto de não ter se igualado a qualquer outra divindade, a qualquer outro acontecimento no mundo. E principalmente enfatiza como sua morte e ressurreição foram tão maravilhosas a ponto de o mundo antigo de buscas erráticas do homem ter morrido e um novo mundo de reconciliação com Deus ter se iniciado.

“No terceiro dia, os amigos de Cristo vieram para o local ao romper da manhã e encontraram o túmulo vazio e a pedra removida. De várias formas eles perceberam a nova maravilha, mas até mesmo eles mal se deram conta de que o mundo havia morrido naquela noite. O que estavam contemplando era o primeiro dia de uma nova criação, com um novo céu e uma nova terra e sob as aparências do jardineiro Deus novamente caminhava pelo jardim, no frio não da noite e sim da madrugada”.

O primeiro post



 A paz do Senhor!!

A partir de hoje, estrei também postando neste blog algumas das novidades da Biblioteca aqui neste espaço, juntamente com os outros editores do blog.
Espero que apreciem as matérias aqui postadas.

Giuseppe Miceli Junior