sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Trilogia "O agente", de Jerry Jenkins



Mudando de foco, " O agente" aborda o tema apocalíptico de forma bem diferente. É claro que Jenkins esteve por trás de toda a série "Deixados para trás". Mas para quem lê os três livros da série "O agente", é notória a mudança de enfoque demonstrada.
Esta nova trilogia é bem diferente. Enquanto " Deixados..." é algo completamente contextualizado em cima do livro de Apocalipse, contendo uma interpretação particular sobre o que aconteceria nos últimos dias, "O agente" é um romance totalmente ficcional.
Num mundo pós-Terceira Guerra Mundial, as religiões são extintas. Paul Stepola, agente de uma fictícia OMP (Organização para a Manutenção pela Paz"), é chamado para uma célula de combate a "extremistas religiosos", graças a seus conhecimentos sobre Ciências da Religião. Durante os três livros, é narrado o envolvimento dele com na busca e combate a estas células.
Lógico que ao entrar contato com alguns acontecimentos estranhos e sem explicações, Paul começa a se questionar, terminando por se juntar aos "extremistas cristãos". É inevitável fazer um paralelo de sua vida com o de seu homônimo Paulo de Tarso, desde sua conversão em Atos até as cartas mandadas às Igrejas do Novo Testamento.
Bem, o que compensa é que a série vale muito como entretenimento. O ritmo das ações nos três livros combina momentos mais calmos com momentos ágeis e intensos de tirar o fôlego. Poderia até se tornar uma série as aventuras deste nouvel "agente secreto do Senhor...". Opa, desculpem, me empolguei. Mas valeu a pena!

domingo, 18 de novembro de 2012

Vitória final - O reino chegou, de Tim La Haye e Jerry Jenkins


 A vitória final



"Depois de 12 títulos lançados a série 'Deixados para Trás' finalmente chega ao fim. Nesta etapa final, os horrores da tribulação acabarão e Jesus Cristo consolidou o seu reinado na terra. Agora, a humanidade usufrui de um novo e perfeito com o Senhor e a própria terra está transformada. Os que não desejam se sujeitar a Cristo serão devotos de Lúcifer e irão conspirar contra o reinado santo no fim do milênio com um exército massivo. Quando Satã é liberto da prisão de mil anos, ele levanta seus seguidores para o último conflito entre o bem e o mal."

Antes de partirmos para a análise do último livro da pre-quel desta saga, acho interessante voltar-nos à sequência da série, denominada "Vitória final", que nos fala basicamente sobre o milênio e do que acontece, na visão dos autores, com a Terra durante o período do reino milenar de Jesus Cristo.

Bem, então façamos as contas: doze livros da saga cobrem sete anos de Tribulação, então algo como 1200 livros cobrirão mil anos de milênio, certo? Errado!

Este livro contém a mesma atemporalidade dos livros anteriores, haja vista que não segue uma sequência temporal definida - gasta algumas folhas no início do milênio, depois passa o livro inteiro falando sobre um momento definido próximo do primeiro século e voa no último capítulo até o momento da soltura de satanás, sua derrota, seu lançamento no lago de fogo e enxofre e o derradeiro Trono Branco.

Enfim, é livro que deve ser lido sem compromisso, ainda mais se considerarmos que se o Apocalipse é livro difícil de se interpretar, mais difícil ainda é "traduzir" apenas dez capítulos da Bíblia (basicamente as porções finais de Ezequiel, quando é descrita a restauração do templo de Deus, e Ap 21-22) para se formar uma ficção.

Se existe uma lição disso tudo, é lembrar que nosso Senhor é o mesmo ontem, hoje, sempre e para todo o sempre! Aleluia!

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Tema do trimestre da EBD - Estudos do livro de Apocalipse





A paz do Senhor!

Desde outubro e indo até o fim do ano, a EBD está ministrando lições sobre o livro de Apocalipse.
Desta forma, aproveite e leia o que a sua biblioteca tem a te oferecer. Leia os livros disponíveis em nosso acervo e incremente seu estudo bíblico semanal!!!


  •  O apocalipse - desvendando os mistérios da revelação, de Delcyr de Souza Lima. Ed. Juerp;
  •  Manual de Escatologia, de J.Dwight Pentecost. Ed. Vida;
  •  Interpretações do Apocalipse - quatro pontos de vista, org. C Marvin Pate. Ed. Vida;
  • Escatologia do Novo Testamento, de Russell Shedd. Ed. Vida Nova;
  • A Bíblia e os eventos futuros- panorama da escatologia bíblica, de Leon J. Wood. Editora e Distribuidora Candeia.