domingo, 29 de setembro de 2013

Movimento neopentecostal brasileiro – um estudo de caso


 “Neste livro, o autor mostra dados preliminares sobre o neopentecostalismo brasileiro e a Igreja universal do Reino de Deus – IURD. O texto vai discorrendo sobre o desenvolvimento do pentecostalismo brasileiro, desde o seu início até o atual movimento da terceira onda.”

O missionário David Allen Bledsoe, com larga passagem por igrejas brasileiras, constrói uma verdadeira tese sobre o que é a IURD, passando pela análise de seu fundador e líder principal, organização eclesiástica, vias de ministério, mensagem fundamental e expansão no Brasil e no exterior.

Daí passa para todos os valores que facilitaram o crescimento da IURD e sua integração na sociedade brasileira, indo num crescente até se ter condições a responder à pergunta: “A IURD, como uma das manifestações mais visíveis do movimento neopentecostal brasileiro, facilita ou inibe o sucesso da evangelização na sociedade brasileira?”.

Desta forma, líderes eclesiásticos e leitores em geral poderão entender a complexidade, ensinamentos, estratégias e práticas da IURD e de igrejas congêneres, bem como entender como isso se encaixa na história do movimento neopentecostal brasileiro.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

O desprezado poder da ficção

Gênero que consagrou autores como C.S. Lewis representa menos de um por cento do mercado literário brasileiro. 


C. S. Lewis

Quando utilizou parábolas para falar sobre as realidades do Evangelho, Jesus ratificou o poder que existe na ficção para transmitir valores cristãos. Seu exemplo foi replicado ao longo da história da Igreja e gerou livros antológicos, como O peregrino, de John Bunyan, e a série As crônicas de Nárnia, de C.S. Lewis. 

Nos Estados Unidos, país que é referência também no mercado editorial cristão, a literatura ficcional, já tradicional, encontra-se em franca ascensão. No Brasil, contudo, o gênero ainda enfrenta muita resistência. Segundo o presidente da Associação dos Editores Cristãos (Asec), Sergio Henrique de Lima, ela não representa um por cento dos catálogos das publicadoras evangélicas. Já o presidente da Associação de Editoras Evangélicas dos Estados Unidos (ECPA, sigla em inglês), Mark Kuyper, comemora o que chama de "era de ouro" do gênero em seu país. Na mais recente conferência anual da Associação Americana de Escritores de Ficção Cristã, seus com seus 2,6 mil membros, foi anunciado que essas obras já representam 16% do total de livros vendidos no mercado cristão dos EUA. 

O respeitado teólogo e escritor irlandês Alister McGrath, por exemplo, acaba de escrever três livros de ficção cristã, a série As crônicas de Aedyn. Dois volumes – O voo dos exilados e Os escolhidos – foram publicados no Brasil pela editora Hagnos. "Lewis provou que o caminho para a verdade é a imaginação. A série Nárnia ajuda os leitores a compreender mais profundamente o que é a fé cristã e a diferença que faz em nossa vida", afirma.

"TOCAR O CORAÇÃO" 

"Um livro ficcional leva o leitor em uma jornada com personagens que enfrentam e superam todo tipo de problemas e obstáculos", concorda a premiada escritora Rachel Hauck. Em entrevista a CRISTIANISMO HOJE, ela disse que o gênero tem o poder de tocar o coração dos leitores. Sua obra mais recente, O vestido de noiva, saiu no Brasil pela Editora Ágape, narrando a história de um personagem que perdoa seus pais por abandoná-lo. 

Ela faz uma comparação: "A ficção usa o poder da história para o leitor enxergar e sentir as realidades cristãs. Já a não-ficção ensina lições que nosso cérebro compreende – mas pode levar tempo para que sejam assimiladas e, assim, postas em prática". Criar uma cultura nacional de investimento em livros de ficção evangélica é uma tarefa árdua, na opinião de Sergio Henrique. "O problema é que envolve assuntos culturais. É preciso que surja um livro impactante, como foi a saga Crepúsculo". 

Só que, para Alister McGrath, uma obra com tal impacto só chegará às livrarias se o ciclo vicioso que se construiu sobre essa questão for rompido: como as editoras não investem no gênero, escritores que poderiam criar ótimas histórias ficam desestimulados, pois sabem que não terão como publicar seus livros. Logo, esses autores de qualidade permanecem escondidos e sua produção não chega ao mercado. Desatar semelhante nó é o caminho para que o leitor brasileiro possa desfrutar do valor – e, por que não dizer, das bênçãos? – da literatura cristã ficcional.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

A Cruz do Rei - Timothy Keller

Autor renomado e líder da Igreja Presbiteriana Redeemer, Timothy Keller fez deste A cruz do rei bem mais que uma instigante compilação de uma série recente de sermões baseados no Evangelho de Marcos: trata-se de um belo ensaio de apologética. Ao lembrar que nunca a cultura em geral dispensou tanta atenção ao Jesus histórico, Keller argumenta que, se pretendemos investigar sua vida, a fim de esclarecermos se Jesus realmente viveu, morreu e ressuscitou, para saber se a história da Páscoa contém um "fundo de verdade" ou, quem sabe, contém a chave para a história, precisamos nos voltar para os Evangelhos, os documentos históricos que contam a história de Jesus.

Keller cita o fato de que há 200 anos alguns estudiosos começaram a dizer que os Evangelhos eram tradições orais que foram embelezadas com vários elementos lendários ao longo de gerações, mas contrapõe esse entendimento com um argumento levantado por Richard Bauckman: os Evangelhos são histórias orais que foram escritas a partir dos relatos das próprias testemunhas oculares, as quais ainda estavam vivas e atuantes na comunidade.

Dividida em duas partes ("o Rei" e "a cruz"), a obra de Keller conta, em 18 capítulos, os momentos essenciais da história narrada no Evangelho de Marcos, na esperança de que o leitor encontre (ou reencontre) Jesus por meio desses relatos.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Closer to Truth


Um recurso interessante para quem tem interesse em teologia e filosofia da religião, bem como na relação entre ciência e religião é o programa de entrevistas Closer to Truth apresentado por Robert Lawrence Kuhn. Os episódios estão disponíveis livremente no site do programa. Cada episódio traz uma entrevista com especialistas nos temas cosmos, consciência e Deus. Já foram entrevistados filósofos e teólogos como Alvin Plantinga, Richard Swinburne, William Lane Craig, Oliver Crisp, Peter Van Inwagen, Alister McGrath entre outros. O site disponibiliza busca por convidado e por tema.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Trailer: O Teste da Fé



Será lançado este mês em Brasília o livro O Teste da Fé organizado por Ruth Bancewicz (a autora estará presente numa mesa redonda a ser realizada na FTBB, clique aqui). Juntamente com o livro foi produzido um documentário com o mesmo título sobre o tema central do relacionamento entre ciência e religião. O clipe acima é o trailer do documentário, que será exibido na quarta-feira, dia 18/09, na FTBB.

Adiamento de sessão do GPFR

Hoje não haverá sessão do Grupo de Pesquisa em Filosofia da Religião da UnB. A sessão que estava marcada para hoje em que ocorreria a apresentação do trabalho Naturalismo: Caracterização e Críticas Recentes (Rodrigo Rocha Silveira, Mestrando em Filosofia/UnB) foi adiada para a próxima segunda-feira, dia 23/09, às 16h, na sala de reuniões do Departamento de Filosofia da UnB.

Viagem às Terras Bíblicas 2014

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Curso de extensão: Aconselhamento Familiar


Além do curso "Panoramana bíblico", a Faculdade Teológica Batista de Brasília está promovendo também o curso "Aconselhamento Familiar" com cargo horária de 40 horas/aula e certificado. O curso abordará os seguintes temas: Estratégias de intervenção em famílias disfuncionais; Família, conceito, história, desenvolvimento e ciclo vital; Bases bíblico-teológicas da família; Ferramentas para o aconselhamento familiar e; Estudos de caso. 

Para inscrições, o intessado deve entrar em contato com a secretaria da Faculdade nos telefones (61) 3272-1136 e (61) 3273-5576 ou no e-mail secretaria@ftbb.edu.br.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Curso de extensão: Panorama Bíblico


A Faculdade Teológica Batista de Brasília está promovendo o curso de extensão "Panorama Bíblico" com carga horária de 40 horas/aula. Entre os conteúdos abordados no curso estão: Contexto histórico; Literatura apocalíptica para hoje, Elementos de Teologia Bíblica; Cultura dos povos nômades e; Estudos temáticos dos livros. Os alunos que concluírem o curso receberão certificado.

Para inscrições, o intessado deve entrar em contato com a secretaria da Faculdade nos telefones (61) 3272-1136 e (61) 3273-5576 ou no e-mail secretaria@ftbb.edu.br.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Ciência e Fé: inimigas ou aliadas?


Ocorrerá no dia 18 de setembro às 20h uma mesa redonda composta por Ruth Bancewicz (Instituto Faraday), Guilherme de Carvalho (Associação Kuyper) e Agnaldo Cuoco Portugal (UnB) sobre o tema "Ciência e fé: inimigas ou aliadas". O evento terá lugar no auditório da Faculdade Teológica Batista de Brasília, que fica na SGAN 611, módulo B, Asa Norte. A entrada é franca a todos os interessados. Antes da mesa redonda, ás 19h30, será exibido o documentário "O teste da fé".

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Hino Oficial - Eu Vivo para a Glória de Deus



A Igreja Memorial Batista participa de um modo especial da Campanha de Missões Nacionais deste ano com a música tema composta pelo Min. Anderson Motta e cantada por vários membros de nossa igreja. Veja o vídeo acima e aprenda a cantar essa bela canção.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Programação semestral do Grupo de Pesquisa em Filosofia da Religião da UnB




Grupo de Pesquisa em Filosofia da Religião da UnB
Programação no 2/2013

Horário: de 16h às 18h
Local: Sala de Reuniões do Departamento de Filosofia (Campus Darcy Ribeiro da UnB, ICC norte, subsolo, módulo 24)

26/08/13 – Virtude, virtuoso e virtuosismo no ataque de Kierkegaard ao Bispo Mynster – Profª Drª Elisabete Sousa (Universidade de Lisboa)

16/09/13 – Naturalismo: Caracterização e Críticas Recentes – Rodrigo Silveira (UnB – Mestrando em Filosofia)

18/9/13 – The Relationship between Science and Religion/Christianity – Profa. Dra. Ruth Bancewicz (Faraday Institute – Universidade de Cambridge): 9h, no Auditório 1 do Instituto de Biologia, com lançamento do livro O Teste da Fé (Editora Ultimato).

18/9/13 – O Homem como ser Religioso no Pensamento de Herman Dooyeweerd – Prof. Guilherme de Carvalho (Associação Kuyper de Estudos Transdisciplinares)

07/10/13 – Teodiceia Calvinista: A Resposta de Gordon Clark ao Problema do Mal – Felipe Sabino (UnB – Mestrando em Filosofia)

23 a 25/10/13 – Seminário sobre Fenomenologia e Religião com Prof. Dr. Germán Vargas (Universidad Pedagógica Nacional – Bogotá, Colômbia) e Prof. Dr. Nick Zangwill (University of Durham – Reino Unido)

04/11/13 – A Inexistência Divina: Facticidade e Especulação em Quentin Meillassoux Prof. Dr. Hilan Bensusan (UnB – Dep. de Filosofia)

02/12/13 – A confirmar

Sessões abertas a todos os interessados, sem necessidade de inscrição.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Agora sim!

Depois de muito tempo fora das resenhas da Biblioteca, volto a comentar sobre a nova leva de aquisições deste ano. E começo desta vez com o livro “Agora sim - teologia na prática do começo ao fim”, de Luiz Sayão, pela Voxlitteris. 

 “Nesta obra, com muita ponderação e bom senso, Luiz Sayão discute temas importantes como ética, racismo, fatalismo, liberalismo, misticismo, teologia bíblica, teologia da família, teologia/ sociedade e história da igreja de maneira simples, objetiva, criativa e bem-humorada” 

De certa forma, o autor consegue fazer isto e algo mais, até como visto em programas onde é produtor e apresentador, como o “Rota 66”, programa de rádio desenvolvido pela Rádio TransMundial e que também está disponível na seção de CD´s e DVD´s de nossa biblioteca.

Enfim, vale a pena a leitura deste livro, principalmente numa época onde é apregoado que teologia é muito complicado.

Por Giuseppe Miceli Jr.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Programação semestral da Sociedade Cristã Acadêmica

Divulgamos a programação semestral da Sociedade Cristã Acadêmica (SCA) da UnB para o semestre corrente. A SCA é uma associação interdenominacional criada por alunos da UnB com o propósito de promover o estudo, a reflexão e o engajamento que tem como alvo vincular o pensamento teológico à vivência acadêmica dos estudantes universitários. Nesta sexta, 6, apresentarei uma palestra na Sociedade sobre o tema "Fé e Racionalidade". As reuniões do grupo ocorrem às sextas-feiras a partir das 12h15.


Proposta para 2º/2013: Refletir sobre as possíveis relações entre a Fé Cristã e a Ciência, a Religião e a Responsabilidade Socioambiental
CRONOGRAMA
ESTUDO/DIA
TEMA/TEXTO
INTRODUÇÃO – Espiritualidade Integral / Fé e Racionalidade
30/08
Apresentação de alguns princípios do grupo e discussão sobre as noções de “espiritualidade” e “Senhorio de Cristo” que permeiam a atuação da SCA na Universidade de Brasília.
Responsável: Jônathas Camacho, diretor acadêmico da SCA
1º Estudo
06/09
CRAIG, William L.;MORELAND, J. P. Epistemologia Religiosa. In: __________. Filosofia e cosmovisão cristã. São Paulo: Vida Nova, 2005. p. 196-217. (Texto 1)Palestrante: Rodrigo Silveira, mestrando em Filosofia da Religião (UnB)
Módulo 1 – CRISTIANISMO E CIÊNCIA

2° Estudo
13/09
TRIGG, Roger. A Ciência precisa de Religião? Faraday Papers, 2007. Disponível em: <http://www.faraday.st-edmunds.cam.ac.uk/resources/Faraday%20Papers/Faraday%20Paper%202%20Trigg_PORT.pdf>. Acesso em: 21 ago. 2013. (Texto 2)

Teste da Fé Brasil
18/09
Conferência Internacional em Ciência e Religião na UnB Palestrantes: Ruth Bancewicz (Instituto Faraday for Science and Religion – Cambridge) e Guilherme de Carvalho (AKET/L’Abri Brasil).Local: Auditório 1 do IB                         Horário: 09:30
3º Estudo
20/09
HOOYKAS, R. A Ciência e a Reforma. IN: __________.  A Religião e o desenvolvimento da Ciência Moderna. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1988. Cap. 5, p. 127-148. (Texto 3)
4º Estudo
27/09
HOOYKAS, R. A Ciência e a Reforma. IN: __________.  A Religião e o desenvolvimento da Ciência Moderna. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1988. Cap. 5, p. 149-175. (Texto 3)
5º Estudo
04/10
ALEXANDRE, Denis R. Modelos para Relacionar Ciência e Religião. Faraday Papers, 2007. Disponível em: <http://www.faraday.st-edmunds.cam.ac.uk/resources/Faraday%20Papers/Faraday%20Paper%203 %20Alexander_PORT.pdf>. Acesso em: 21 ago. 2013. (Texto 4)
Problematização:
Teísmo Evolucionista: uma opção cristã válida?”
11/10
RATZINGER, Joseph. A fé na criação e a Teoria Evolucionista. IN: __________.Dogma e Anúncio. São Paulo: Loyola, 2007. Cap. 2, p. 129-139. (Texto 5)Palestrante: Prof. Dra. Lenise Garcia – Instituto de Biologia (UnB)
(16/10) Revisão de práticas
Módulo 2 – CRISTIANISMO E RELIGIÃO
6º Estudo
18/10
MCGRATH, Alister. A religião envenena tudo? O novo ateísmo e a fé religiosa. IN: __________. Teologia Pura e Simples: o lugar da mente na vida cristã. Viçosa: Ultimato, 2012. Cap. 10, p. 147-168. (Texto 6)
7º Estudo
25/10
CRAMPTON, W. Gary. O Exclusivismo Cristão. Disponível em: http://www.monergismo.com/textos/apologetica/exclusivismo_cristao_crampton.pdf>
. Acesso em: 21 ago. 2013. (Texto 7)
31/10 – Dia da Reforma Protestante
Palestra
: “A contribuição reformada na formação da cultura ocidental”
Palestrante: Prof. Airton Willians (Sociedade de Estudos Bíblicos Interdisciplinares – SEBI)
Problematização:
Cristianismo, ecumenismo e diálogo inter-religioso
01/11
Mesa-redonda, com a presença de um pastor protestante e um padre católico romano, sobre as possibilidades de diálogo inter-religioso entre protestantes e católicos romanos.
Módulo 3 – CRISTIANISMO E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
8º Estudo
08/11
STOTT, John. Cuidado com a criação. IN: __________. O discípulo radical. Viçosa: Ultimato, 2011. Cap. 4, p. 43-52. (Texto 8)
9º Estudo
22/11
RAMOS, Leonardo. Direitos Humanos e Cristianismo. Disponível em: <http://dialogosantiteticos.wordpress.com/2012/06/21/direitos-humanos-e-cristianismo/&gt;. Acesso em: 22 ago. 2013. (Texto 9)KELLER, Tim. Por que devemos fazer justiça? IN: __________, Justiça generosa. São Paulo: Vida Nova, 2013. Cap. 5, p. 96-100. (Texto 10)
10º Estudo
29/11
KELLER, Tim. O que significa fazer justiça. IN: __________, Justiça generosa. São Paulo: Vida Nova, 2013. Cap. 1, p. 23-37. (Texto 11)
Problematização:
Cristianismo e preconceito racial
06/12
RICARDO, André. Racismo: pela metáfora do Iceberg. Disponível em: http://www.ipalvorada.org.br/wordpress/?p=225>
. Acesso em: 22 ago. 2013. (Texto 12) KELLER, Tim. Como devemos fazer justiça?. IN: __________. Justiça generosa. São Paulo: Vida Nova, 2013. Cap. 6, p. 124-131. (Texto 13) Palestrante: Dr. André Ricardo (TV Senado)
(13/12) ASSEMBLEIA ORDINÁRIA DE ELEIÇÃO
(14/12)  IV FESTEJO SCA

Como posso acessar os textos do cronograma?
- Pasta 177 da Copiadora DCE – Ceubinho;
- Dropbox (Além dos textos, lá você pode acessar aos áudios dos estudos! Se interessou? Contate Felipe Mendes, diretor de comunicação);
Horário e Local:
12:10, na sala 212 da Faculdade de Ciência da Informação – FCI. Ao lado da BCE – UnB.
Dúvidas?Felipe Mendes (Diretor de Comunicação) – felipe.mendesv@gmail.com / (061) 98097660
Jônathas Camacho (Diretor Acadêmico) – jonathascamacho@gmail.com / (061) 82271984
Nicholas Fernandes (Diretor Administrativo) – darth.nicholas@hotmail.com/ (061) 82552012
Grupos de Trabalho (GTs)
Nesse semestre, a SCA está implementando dois Grupos de Trabalho que possuem os objetivos de possibilitar estudos mais aprofundados sobre temas específicos, que não podem ser desenvolvidos nos estudos correntes, e de incentivar os associados a produzirem material próprio a partir desses estudos. Os GTs formados até então são:
Cristianismo e Literatura (Responsável: Jônathas Camacho – email acima)
Estado Laico (Responsável: Pedro Lerbach – pedrolerbach@gmail.com)
Caso você tenha interesse em participar conosco de um ou dos dois grupos, contate os responsáveis por cada GT. Caso você tenha interesse em criar um novo grupo, entre em contato com o Diretor Acadêmico.
“Nem um único espaço de nosso mundo mental pode ser hermeticamente selado em relação ao restante, e não há um só centímetro, em todos os domínios da nossa vida humana, sobre o qual Cristo, Senhor de tudo, não clame: é Meu!” Abraham Kuyper
Clique aqui para baixar a ementa.