domingo, 30 de novembro de 2008

As origens intelectuais da Reforma


Alister Mcgrath, nesse livro, analisa quais idéias e influências teológicas e filosóficas foram relevantes para o surgimento do movimento reformador no sec. XVI. A Reforma, como um movimento complexo e multifacetado, ainda necessita de muito estudo.

Freqüentemente, a historiografia marxista ensinada, de modo geral, nas escolas tende a identificar no movimento reformador somente um reflexo do fortalecimento da burguesia no final da Idade Média e sua ideologia conflitante com a proibição da usura e com a visão negativa em relação ao lucro sustentada pela Igreja Católica. McGrath admite que os fatores econômicos e sociais sejam de fato determinantes na dinâmica da história, mas tem uma visão mais global da história do que o economicismo marxista. Sendo assim, McGrath identifica a Reforma do século XVI como um movimento primordialmente intelectual surgido dentro das Universidades do Norte da Europa. Segundo McGrath, o Humanismo e o resgate da teologia Agostiniana no final da Idade Média são as principais inspirações da teologia da reforma.

Embora a Reforma não seja um movimento uniforme (McGrath analisa as diferenças entre a ala reformada e a ala luterana), seu escopo estava em fazer renascer o cristianismo da Igreja Primitiva e em fazer um retorno às fontes da verdadeira teologia, especialmente à interpretação mais adequada da Escrituras Sagradas.

O livro de McGrath, apesar de ser um livro fortemente acadêmico e rigoroso, é escrito em uma linguagem acessível e esclarece muito o tema da Reforma. De modo algum a monografia de McGrath esgota o tema, mas certamente nos leva a pensar mais sobre esse movimento do qual somos todos tributários



"A Reforma protestante do século 16 permanece como uma das mais excitantes e fascinantes áreas de estudo. Uma questão central e muito importante, levantada pela pesquisa moderna intensiva sobre o Renascimento e o escolasticismo do final da Idade Média, são as origens intelectuais da Reforma.
Explorando as complexas raízes intelectuais da Reforma, McGrath demonstra como as origens intelectuais da Reforma são heterogêneas e delineia as implicações dessa descoberta para que entendamos a Reforma como um todo.
Esta obra explora as complexas raízes intelectuais da Reforma, expondo um comprometimento com as idéias do humanismo e do escolasticismo. McGrath demonstra como as origens intelectuais da Reforma são heterogêneas e delineia as implicações dessa descoberta para que entendamos a Reforma como um todo. Este livro é mais do que uma fascinante exploração na história das idéias, ele também é uma defesa do movimento da história intelectual como um todo em face das semelhanças histórico-culturais, e a reafirmação da importância das idéias para o desenvolvimento da história."

Nenhum comentário:

Postar um comentário