sexta-feira, 26 de março de 2010

Missões Mundiais - Missão Transformadora


No mês de março costumamos refletir mais profundamente sobre missões mundiais.

Para a campanha de 2010, cujo trema é "Por Cristo vou até os confins da Terra" (1Co 9:23), a Junta de Missões Mundiais da CBB elegeu como destaque os países: Chile, Colombia, Equador, Haiti, República Dominicana.
Acesse o hotsite da campanha para mais informações: http://www.porcristovou.org.br/

Neste ano apresentamos para nossos leitores a obra Missão Transformadora: mudanças de paradigma na teologia da missão, de David J. Bosh* (Ed.Sinodal, 2ª. Edição, 2007. 690p.). A obra foi publicada pela primeira vez em abril de 1991, um ano antes da morte do seu autor.

Missão Transformadora, de acordo com Gerald H. Anderson, “tornou-se uma referência-padrão no estudo da missão cristã mundial, sendo talvez o livro-texto mais usado em aulas e cursos de missão. O magnun opus de David Bosch transformou-se em seu legado permanente para todas as pessoas que procuram entender, servir e disseminar a causa de Cristo no Mundo.”

“Este estudo não é apenas descritivo.”, diz Bosch no Prefácio de seu livro, “Ele não se propõe meramente a retratar o desenvolvimento e as modificações de uma idéia, mas também sugere que a missão continua sendo uma dimensão indispensável da fé cristã e que, em seu nível mais profundo, seu propósito é transformar a realidade que a circunda. A missão nessa perspectiva, é aquela dimensão de nossa fé que se recusa a aceitar a realidade como esta é e visa transformá-la. ‘Transformadora’ é, por conseguinte, um adjetivo que descreve uma característica essencial do que significa missão cristã.”

Leia comentário de Timóteo Carriker – missionário norte americano no Brasil sobre esta obra de Bosch acessando o endereço:


http://www.ultimato.com.br/?pg=show_artigos&secMestre=481&sec=505&num_edicao=280


David J. Bosh foi professor de Missiologia na Universidade da África do Sul a partir de 1971. Foi secretário-geral da Sociedade Missiológica Sul-Africana desde a sua fundação em 1968 e editor da revista Missionalia desde seu início em 1973. Exerceu a função de presidente nacional da Assembléia de Lideranças Cristãs da África do Sul em 1979 e de presidente da Iniciativa Nacional pela Reconciliação a partir de 1989, como parte de seu ministério de promover a reconciliação entre grupos raciais, denominacionais e teológicos na África do Sul e no mundo todo. Bosch era respeitado tanto no Conselho Mundial de Igrejas quanto na Comunhão Evangélica Mundial e no Comitê de Lausanne para a Evangelização Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário