domingo, 4 de abril de 2010

Viva a Ressurreição!



"Tudo o que eu quero é conhecer a Cristo e sentir em mim o poder da sua ressurreição". Filipenses 3:10


Restaurar a ressurreição de Cristo ao centro de nossas vidas e abraçar as tradições que dela advêm para nossa formação espiritual, é o que pretende Eugene Peterson* em seu livro Viva a Ressurreição – O princípio da formação espiritual (Ed. Mundo Cristão, 2007).


Na visão do autor, a igreja cristã tem negligenciado a tarefa de “formar pessoas por meio do Espírito Santo, até que elas cheguem ‘à medida da estatura da plenitude de Cristo.’ (Ef 4:13).”

De acordo Peterson “A ressurreição de Jesus fornece a energia e as condições pelas quais andamos “na presença do Senhor, na terra dos viventes.” (Sl.116:9). A ressurreição de Jesus cria e oferece a realidade na qual somos formados como novas criaturas em Cristo por meio do Espírito Santo.”

Nessa obra, Peterson trata de três aspectos da ressurreição de Jesus que nos definem e nos dão energia quando passamos a viver a “ressurreição na prática”; ele faz um contraste entre essa vivência da ressurreição, a partir da realidade e das condições da ressurreição de Jesus, e aquilo que o autor julga serem os hábitos ou pressupostos culturais mais comuns que nos levam a perder consciência da ressurreição ou que nos desviam dela e, finalmente, o autor apresenta sugestões sobre o que faz parte da “ressurreição na prática”: o ato de viver a vida de forma adequada e sensível num mundo onde Cristo ressuscitou e está vivo. (pag.11-12)


Leia uma breve análise da obra, por Robinson Malkome, tradutor, em: http://www.mundocristao.com.br/seumundodet.asp?cod_seumundotexto=53




*Eugene Peterson é uma referência na Teologia Cristã contemporânea. Nascido em 1932, no Estado de Washington (EUA), graduou-se pelo Seminário Teológico de nova York e pela Universidade John Hopkins. Em 1962 fundou a Igreja Presbiteriana Cristo Nosso Rei, em Maryland, que pastoreou por 29 anos. A partir de 1991 passou a dedicar mais tempo ao ensino e à literatura. Em janeiro de 1993 tornou-se docente em Teologia da Espiritualidade no prestigiado Regent College, no canadá, onde atualmente é professor emérito. Além de escritor e poeta, Peterson é autor da tradução bíblica de The message. (Ed.Mundo Cristão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário