domingo, 11 de julho de 2010

Zona Cinzenta

“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.” (I Coríntios 6. 12; 10. 23)

“Ora cada qual deve proceder conforme a sua convicção” (Romanos 14. 5b).

“Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu Irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça” ( Romanos 14. 21).

O crente deve participar ou promover festas juninas? Essa pergunta ao lado de muitas outras tocam questões sobre as quais a Bíblia não tem um pronunciamento explícito. Elas circulam na chamada zona cinzenta, onde a cor não é preto nem branco, i.e., onde não é tão fácil dizer sim ou não! A Bíblia, contudo, apresenta princípios que nos ajudam a decidir mesmo nas questões duvidosas. Princípios podem ser aplicados através de perguntas a questões duvidosas:

1) É CONVENIENTE? “Nem todas as coisas convêm" ao crente. A palavra grega sumphero significa usar, tolerar, sustentar, trazer ou servir junto com. Como a água e o óleo, há coisas que não se misturam, que não podem andar juntas com a natureza cristã (II Cor. 5. 17), pois são incompatíveis. Algumas práticas, alguns lugares, são absolutamente inconvenientes para um crente. Para saber o que é ou não conveniente, é preciso ouvir a Igreja e ouvir a voz do Espírito no interior (Atos 15. 28; I Cor. 7. 40; II Cor. 7. 10; Rom. 2. 15; 8. 16).

2) É DOMINANTE? “eu não me deixarei dominar por nenhuma delas". A pergunta não é se devo ou não fazer algo, mas se algo que faço, faço com liberdade ou porque me tornei escravo dela. Se Jesus é de fato o Senhor, então não se faça escravo de coisas, de outros e nem mesmo de si mesmo (I Cor. 6. 19-20, 7. 23).

3) É DUVIDOSO? “...cada qual deve proceder conforme a sua convicção". Na dúvida, não ultrapasse! Se há dúvidas sobre alguma ação, é melhor então não praticá-la.

4) É EDIFICANTE? “Nem todas as coisas edificam". Pratique somente ações que favoreçam o seu crescimento espiritual e daqueles que o cercam (Mat. 7. 24; I Pedro 2. 4-5; Atos 20. 32; I Tess 5. 11; Filipenses 4. 8).

5) É ESCANDALOSO? “Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu Irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça". Fuja das ações ou atitudes que possam fazer um Irmão mais fraco na fé tropeçar, se escandalizar ou se enfraquecer, i.e., se afastar de Jesus, Seus ensinos e da Igreja. Na expressão de Jesus (Mat 26. 31), se escandalizar é se dispersar.

Na dúvida ou estando na zona cinzenta, é recomendável aplicar a fórmula - CERTO = CD2E2.

Pr. Josué Mello Salgado

Nenhum comentário:

Postar um comentário