sábado, 21 de agosto de 2010

Fidelidade Financeira



“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.” (Ml.3.10)

A ênfase para o mês de agosto é fidelidade financeira. Esse tema nos leva à reflexão sobre o dízimo, palavra que significa a décima parte de alguma coisa:
- do Grego: Dexatem: a décima parte de alguma coisa, ou
- do Latim: Decimare: dez por cento de um valor.

De acordo com o autor Ivonildo Teixeira*, a palavra “Dízimo” tem sua origem no livro “Tora”. Embora a primeira alusão ao dízimo tenha sido em Gn.2.17, a palavra aparece pela primeira vez em Gn.14.20:
“E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.”
A primeira vez que a palavra dízimo aparece no Novo Testamento é em Mt.23.23:
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.”

“Entregar o dízimo não significa comprar favores de Deus, mas é reconhecer seu poder pelas suas dádivas àqueles que o servem neste mundo. Nós, cristãos, somos mordomos dos bens que Ele nos tem dado e nos resta, tão somente, administrar esses bens, entregando a Ele o que lhe é devido. A prática da entrega do dízimo deve ser espontânea e livre de qualquer tipo de pressão.”
(Cabral, 2003, p. 132)

Para você aprofundar seu conhecimento e reflexão sobre o assunto, sugerimos a leitura ou consulta às seguintes obras:
Cabral, Elienai. Mordomia Cristã. CPAD, 2003. Capítulo 10, p.131.
Lima, Paulo César. Dizimista, Eu?! CPAD, 2000.
Oliviera, Paulo José F. Desmistificando o Dízimo.ABU Editora, 2ª. ed. 2005.
Teixeira, Ivonildo. Finanças com Propósito. Ed. Atos, 2004. Capítulo 7, pg. 89.

Nenhum comentário:

Postar um comentário