quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Ficções apocalípticas


 

Pelo termo "ficções apocalípticas", a primeira noção que se tem à mente é a daqueles filmes que passam no cinema que terminam quase sempre com a Terra semidestruída, grosso modo.
 
Apocalipse é algo que nos impacta muito, é verdade. A escatologia, ou seja, o estudo das últimas coisas, sempre chama a atenção de pessoas, cristãos e estudiosos, dando assunto para inúmeros títulos disponíveis no mercado cristão atual.
 
A nova série de resenhas sobre a qual começarei a falar com este post, "Ficções apocalípticas", se refere a ficções que tenham como pano de fundo os acontecimentos do fim, partindo dos momentos anteriores ao arrebatamento da Igreja até o fim dos tempos propriamente dito - Jesus reinando para sempre em novos céus e nova terra. Dentre eles, destaco a série de James Beauseigneur "O clone de Cristo", a trilogia de Jerry Jenkins "O agente" e a multissérie e talvez a mais longeva "Deixados pra trás", de Tim La Haye e do próprio Jenkins.
 
"Deixados para trás" é muito conhecida pelos cristãos. Ocupou o posto de mais vendido do jornal The New York Times por algumas semanas. Já inspirou cruzadas evangelísticas nos Estados Unidos, uma trilogia de filmes e durou nada mais nada menos que doze volumes, onde pessoas que não foram arrebatadas por Cristo passavam por diversas aventuras e perigos para defender sua fé em um mundo assolado pelo anticristo.
 
Para ler tudo isto de forma seguida é preciso concentração. É impossível não se envolver com os heróis da trama, torcer contra as forças do mal ou vibrar quando pessoas com a marca da besta sofrem com os Julgamentos das Taças da Ira de Deus. Mas cabe avisar que tomar tudo aquilo que está escrito como verdade bíblica absoluta é temerário, pois se trata apenas de uma interpretação livre e contextualizada do livro de Apocalipse. Em alguns momentos, por exemplo, diálogos são tirados letra por letra e palavra por palavra de passagens do Antigo e do Novo Testamento, exatamente para não sofrer as ameaças contidas em Ap 22.18b-19. 
 
A sequência de acontecimentos descrita na série pode facilitar um pouco o entendimento de um livro complexo e simbólico como Apocalipse, mas não passa de uma interpretação ficcional dos acontecimentos. Todavia, se isto não for um problema pra você, pode até ficar inspirado com algumas passagens.
 
Talvez inspirados pelo sucesso da série, LaHaye escreveu ainda quatro volumes adicionais: uma sequência de um volume chamada " A vitória final " sobre o reino milenar (sim, apenas um volume para cobrir 1000 anos, enquanto os doze anteriores cobriram sete anos de Tribulação), e três pre-quels cobrindo a história dos personagens principais antes de serem ou não arrebatados.

No próximo post, falarei sobre o primeiro volume da trilogia que antecede "Deixados para Trás", que se chama " O Nascimento". Até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário