sábado, 5 de julho de 2008

O delírio ateísta


Sempre que o Cristianismo é atacado, cristãos são levantados por Deus para realizar a defesa da fé. Nos últimos tempos, o cristianismo tem sido alvo de vários ataques do cientificismo ateu que, a propósito de proclamar as verdades sobre a natureza, introduzem idéias pessoais muito pouco científicas para defender uma posição fundamentalista e anti-cristã.

Um cientista que têm se destacado na perseguição intelectual do cristianismo é o biólogo Richard Dawkins, autor de livros como O Relojoeiro Cego, O Gene Egoísta e Deus, um delírio. Em seus livros, Dawkins argumenta que o criacionismo, o argumento do design inteligente e os demais argumentos lógicos que evidenciam a existência de Deus não se sustentam frente aos descobrimentos da ciência e principalmente diante da teoria evolucionista. Além disso, argumenta também que a religião, de modo geral, é uma peste para a sociedade, gerando ódio, violência, ressentimento, falta de diálogo, ignorância e uma série de outros males.

Em resposta aos ataques de Dawkins, Alister E. McGrath, biólogo e teólogo inglês, grande admirador da obra de Dawkins e outrora ateu, faz uma análise apurada dos argumentos anti-cristãos e lamenta o irracionalismo em que se transformou o pensamento de seu antigo colega. O resultado dessa análise pode ser conferida no livro O delírio de Dawkins. Nesse livro McGrath refuta os argumentos do livro Deus, um delírio e analisa temas importantes como o lugar da ciência e da religião na sociedade pós-moderna, bem como a possibilidade da coexistência da crença religiosa e científica. Trata-se de uma sólida defesa do cristianismo frente ao irracionalismo cientificista dos anti-cristãos de nosso tempo.

Recomendamos esse livro para todos que tenham interesse na relação entre religião e ciência e na defesa racional da existência de Deus. O livro Deus, um delírio também está disponível na biblioteca.

Um comentário:

  1. Estou muito feliz de ter achado vc por aqui. Voce esqueceu de me falar dessa preciosidade. Esse blog tem a sua cara. Eh informativo, intelectual e muito inteligente. Te admiro muito minha friend forever. Eu louvo a Deus por ter colocado vc na minha vida. A Alana ficou por aqui 8 semanas. Foi um tempo de vitoria para todos nos. Temos uma familia. Como disse minha filha... "Quando eu cheguei aqui meu coracao estava quebrado, mas Deus nao colou nao, porque se Ele tivesse colado, meu coracao estaria cheio de marca e cicatrizes. Deus me deu um novo coracao. Me sinto completamente feliz, realizada...eh um contentamento abencoado."

    Eh isso minha amiga...Deus eh muito maior, mais amoroso e poderoso do que podemos crer ou pensar.

    Fique com Deus

    ResponderExcluir