sábado, 28 de fevereiro de 2009

Tema e destaques do mês de março


“Eu sou menos do que o menor de todos os que pertencem a Deus, mas mesmo assim ele me deu este privilégio de anunciar aos não judeus a boa notícia das imensas riquezas de Cristo. E também me deu o privilégio de fazer com que todos vejam como se realiza o plano secreto de Deus. Deus, que criou tudo, escondeu esse segredo durante os tempos passados. E isso aconteceu a fim de que agora, por meio da Igreja, as autoridades e os poderes angélicos do mundo celestial conheçam a sabedoria de Deus em todas as suas diferentes formas.”
Ef. 3:8-10.
(Bíblia de Estudo NTLH, SBB)


O tema do mês de março é “descobrindo e preparando líderes para a obra missionária mundial”.
Além da leitura da Bíblia, que é indispensável para o cristão, podemos, por meio da leitura, conhecer o pensamento e as experiências de pessoas que vivem Missões.
Para auxiliar o leitor na escolha de um assunto desse tema amplo, Missões, destacamos as seguintes obras disponíveis na biblioteca:

1 Restaurando o ardor missionário. Ronaldo Lidório. CPAD, 2006, p.95.
- “Neste livro, o autor, tomado por um grande ardor missionário, desafia-nos a experimentar um real avivamento que nos leve a sentir de novo o coação arder pelas missões transculturais.”

Missões, o desafio continua. Lidório, Ronaldo. Ed. Betânia, 2003. 94pp.
- “As experiências de um missionário que vão desafiar você a dedicar-se á sublime tarefa de compartilhar o evangelho de Jesus.”

Indígenas do Brasil. Lidório, Ronaldo (org.). Ed. Ultimato, 2005. 271pp.
- esta obra “expõe com palavras uma parcela do pensamento evangélico brasileiro em relação à sociedade indígena. (...) É, acima de tudo uma convocação para percebermos que há vários universos sociais paralelos neste país. Um deles é a sociedade indígena. Há muito a ser feito, mas podemos começar com o primeiro passo: nos importar.”

Missões. Qual a sua parte? Verwer, George. Ed. Betânia, 2002 128pp.
- “Um líder mundialmente conhecido mostra como você pode se envolver com missões e ajudar a ganhar o mundo para Cristo.”

O homem do céu. Irmão Yun. Hattaway, Paul. Ed. Betânia, 2005 333pp.
- “A história emocionante de um cristão chinês que levou sua fé às últimas conseqüências.”

O último missionário. Caldas, Carlos. Ed. Mundo Cristão, 2001. 178pp.
- “Os missionários estrangeiros estão deixando o Brasil. Qual a perspectiva para a nova liderança evangélica?”

O caminho missionário de Deus. Carriker, Timóteo. Ed. Sepal, 2000. 321pp.
- “Este livro traça as linhas mestras da vocção missonária do povo de Deus ao longo da Bíblia. Sua perspectiva é “integral”, procurando destacar toda a tarefa da igreja na transformação do reinado de Deus.”

Cristãos secretos – O que acontece quando muçulmanos se convertem a Cristo. Irmão André. Janssen, Al. Ed. Vida, 2007. 285pp
- “Este é um relato emocionante de uma igreja cristã viva e ativa em países muçulmanos e que enfrenta, corpo a corpo, governos hostis, atos terroristas e a chegada de novos cristãos advindos do islamismo. (...) os autores convidam voc~e a conhecer homens e mulheres destemidos de que talvez você nunca tenha ouvido falar.”

O que os cristãos devem saber sobre orar por missões. Godfree, Margaret. Danprewan, 2005. 92pp.
- “Neste livro a autora fala sobre a importância da oração para a sustentação da obra missionária.”
.
Terra selvagem. (DVD) Focus Filmes.
- Baseado em história real de missionários americanos (Jim Elliot, anos 50) que procuravam a tribo Waodani, do Equador, para evangelizar. “Uma extraordinária jornada de medo, fé, amor e perdão”. – Censura: 14anos
(documentário incluído nos “Extras”).


As aventuras de Jim Elliot. (DVD) Kebar Editora e Distribuidora.
- “Ele se sacrificou para que a tocha da fé não fosse extinta.” - infanto-juvenil.

- - - o - - -

“Esquecemo-nos de que a vida que satisfaz a Deus deve ser vivida com simplicidade, como foi a de Jesus, gastando tempo com pessoas, discipulando quem estava próximo, tirando tempo para orar, falando incansavelmente do Pai.
Se for esse o cenário de sua vida, gostaria de convidar-lhe a orar pelo fogo do Espírito que aquece o coração, pelo ímpeto da alma que nos impulsiona a falar de Jesus, pelo desejo ardente do coração em sermos o sal da terra e a luz do mundo.
Que o Senhor nos leve a buscarmos o primeiro amor, a sentirmos novamente o sussurro do Espírito Santo, que diz: “Este é o caminho, andai nele”. Que Deus restaure, em cada um de nós, o ardor missionário.” 1 Ronaldo Lidório.*. 2006, p.95


* Ronaldo Lidório: bacharel em teologia, mestre em missiologia e doutor em Antropologia cultural pela Universidade de Londres. È missionário das missões AMEM (A Missão de Evangelização Mundial) e APMT (Agência Presbiteriana de Missões Transculturais). É também antropólogo envolvido com o desenvolvimento sustentável em projetos sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário