sábado, 20 de junho de 2009

Lições dos Pais da Igreja


"Caríssimos, escrevemos todas essas coisas, não só para vos advertir, mas também para lembrá-las a nós mesmos. De fato, estamos na mesma arena, e o mesmo combate nos espera. Deixemos, portanto, as preocupações vazias e inúteis, e sigamos a norma gloriosa e veneranda da nossa tradição. Vejamos o que é bom, o que agrada e o que é aceito diante daquele que nos criou. Tenhamos os olhos fixos no sangue de Cristo, e compreendamos como é precioso ao seu Pai. Derramado pela nossa salvação, trouxe ao mundo a graça do arrependimento" (Carta de Clemente aos Coríntios 7: 1-4)

O livro Padres Apóstólicos traz uma coleção de escritos atribuídos aos famosos pais ou padres apostólicos, que ganham esse nome por terem sido discípulos diretos dos doze apóstolos. Os textos expõem a imagem de uma igreja zelosa em cumprir as escrituras e em manter-se unida em amor, praticando o que é agradavel aos olhos de Deus. Trata-se de uma igreja que procurava não perder de vista sua condição de peregrina sobre a terra, como confirma a saudação de Clemente de Roma em sua carta a Igreja de Corinto : "A Igreja de Deus que vive como estrangeira em Roma. para a Igreja de Deus que vive como estrangeira em Corinto". Além disso, trata-se de uma igreja que tinha sempre presente a verdade escatológica da segunda vinda de Jesus e que, por isso, estava preocupada sempre em estar preparada para o glorioso evento, assim como a noiva prudente da parábola evangélica.

Sob muitos aspectos, a Igreja Primitiva é um exemplo para a Igreja Contemporânea, porém devemos observar a advertência de Eclesiastes 7: 10: "Jamais digas: Por que foram os dias passados melhores do estes? Pois não é sábio perguntar assim". A Igreja Primitiva também tinha problemas muito semelhantes aos da Igreja em nosso tempo, como pode ser verificado da leitura do livro. Havia na Igreja, conforme notado por Clemente, Inácio e Policarpo, um grande problema em relação ao respeito à autoridade espiritual dos líderes (bispos, pastores, diáconos, presbíteros). Muitos, naquele tempo assim como no nosso, mostravam-se desrespeitosos e desobedientes em relação à autoridade constituída por Deus nas igrejas locais. Na maioria das vezes, essa dureza de coração dos primeiros cristãos resultava em facciosismo, conforme já havia sido percebido por Paulo principalmente em suas cartas a Igreja de Corinto. Ademais, as falsas doutrinas já proliferavam naquela época, especialmente aquelas relacionadas com a divindade de Jesus. Um ponto comum em quase todos os escritos dos chamados Pais Apóstólicos é a preocupação em reafirmar que Jesus Cristo é o Verbo de Deus encarnado para a salvação dos pecados e em alertar contra qualquer um que dissesse o contrário.

Por fim, os textos dos Pais Apostólicos são documentos importantíssimos para o estudo da História de Igreja Cristã, além de serem um testemunho da fidelidade e perseverança daqueles que, em meio às cruéis perseguições do Império Romano, semearam o evangelho com suor e sangue, sob a direção do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário