domingo, 12 de junho de 2011

“É CHEGADO O TEMPO: É HORA DE FAZERMOS MISSÕES!”

Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa.” (João 4: 35)

Já há muitos anos a Igreja Memorial Batista exerce um relevante papel no financiamento da obra batista missionária estadual, nacional e mundial. E vem fazendo isto de modo competente, a ponto de figurar há anos nos primeiros lugares em valores.

No papel de financiadora da obra missionária a Memorial mostrou-se sempre excelente e competente e, contudo, tal papel ofuscou e inibiu sensivelmente o papel bíblico de executora da obra missionária. De certo modo “pagamos prá ver”! É preciso lembrar que no corpo humano quando se perde um dos sentidos, por deficiência de um órgão, outro é fortalecido, por ser mais exigido. No corpo “espiritual” de Cristo também é assim: quando a Igreja super enfatiza um “sentido” costuma inibir outro.

Obviamente o papel de financiadora da obra missionária, quando no horizonte de estados distantes do território nacional via Junta de Missões Nacionais e principalmente no horizonte de países longínquos via Junta de Missões Mundiais, é fundamental, eis que não há como uma Igreja, mesmo do porte da Memorial, desenvolver e manter as estruturas necessárias para exercer seu papel nesses campos distantes.

Já no campo local a realidade é outra. A Convenção Batista do Distrito Federal (CBDF) reconhece as igrejas como responsáveis pela execução da obra missionária local e estadual. No livro da 51ª Assembléia da Convenção Batista do Distrito Federal (16 a 18.9.2010) à página 50 está registrado: “São as igrejas que realizam Missões! A CBDF é, conforme suas funções, tão somente a mediadora e a catalisadora de recursos (humanos e financeiros) vetorizados em ações missionárias conjuntas”. Curto: São as igrejas que devem executar (e não meramente financiar) a obra missionária, e não organizações para-eclesiásticas! Esse papel de, perdoem-me o termo, “atravessadora” entre as igrejas e os campos missionários, exercido por outras organizações, que não as igrejas, só tem sentido onde os recursos humanos e financeiros são parcos e se faz necessário juntar o pouco para se ter o suficiente.

Tal papel de “atravessadora” onde os recursos humanos e financeiros são suficientes é ainda mais agravado quando se percebe que o investimento dos recursos financeiros não estão sendo aplicados generosamente nos fins, mas “desviados” para os meios. A CBDF informa, à página 70 do mesmo livro citado acima, que apenas 14,68% do total do Plano Cooperativo arrecadado é investido em Missões Nacionais. Isso significa que mais de 85% da receita recebida pela CBDF das Igrejas no DF através do Plano Cooperativo é aplicado para fazer funcionar a máquina que, em princípio, existe apenas para “catalisar recursos humanos e financeiros, para realizar ações missionárias conjuntas”! O foco está claramente invertido!

Ciente disso e ao mesmo tempo do seu papel de executora da obra missionária, a Igreja Memorial Batista implantou desde dezembro de 2010 uma Coordenação para o Ministério de Missões com o Pastor José Fabrício. Através desse ministério a Memorial pretende implantar vários projetos missionários a curto, médio e longo prazos, especialmente no Distrito Federal e entorno (inclusive com parcerias com a CBDF) levando-nos a cumprir o desiderato bíblico e divino de fazer discípulos em nossa Jerusalém. A campanha de Missões que ora se inicia é agora denominada Missões Locais e tem um alvo tão desafiador quanto o é para Missões Mundiais e Nacionais. Não é possível mais separar Missões Locais de Missões Nacionais e Mundiais!

É chegado o tempo de mudar! É chegada a hora da Memorial se tornar de fato executora da obra missionária local e não apenas financiadora! Para tanto precisamos de missionários que orem, contribuam e vão aos diversos desafios da nossa Jerusalém! Para tanto precisamos de mais recursos humanos e financeiros!

Como você responderá a esse desafio?
Pr. Josué Mello Salgado

Nenhum comentário:

Postar um comentário