sexta-feira, 22 de julho de 2011

A oração que Deus ouve


"Eu, porém, faço a minha oração a ti, Senhor, num tempo aceitável; ó Deus, ouve-me segundo a grandeza da tua misericórdia, segundo a verdade da tua salvação." (Salmo 69:13)

Eugene Peterson nos presenteia com essa obra para nos mostrar o Livro de Salmos como guia básico para nossas orações.
Leia alguns trechos da introdução:

"O humano, em uma clássica definição, é a criatura que fabrica ferramentas, homo faber. Não somos animais, vivendo por puro instinto, em contato imediato com o nosso meio ambiente. Tampouco somos anjos, vivendo por pura inteligência, com acesso imediato a Deus. nós somos criaturas, profundamente envolvidas com ferramentas. Diferente dos animais, utilizamos garfo e faca para levar comida às nossas bocas, martelo e serrote para construir as nossas habitações. Diferente dos anjos, usamos as Escrituras para ouvir o que Deus tem a nos dizer, e os sacramentos para receber Sua vida entre nós. Em outra definição, o humano é a criatura que ora , homo pecator. As duas definições se fundem. Oração é tecnologia. Orações são ferramentas.
Entretanto as ferramentas não são as coisas mais importantes sobre nós, Deus é: Deus em ação, criando, redimindo e abençoando. Deus criando o universo: Deus vindo até nós encarnado em Cristo. Deus derramando o Seu espírito sobre as criaturas e a criação. (...)
Porém no dia-a-dia dos seres humanos, as ferramentas são extremamente necessárias, ainda que não sejam mais importantes ou evidentes. Cada comportamento humano observável requer o uso de ferramentas: arando, amando, cozinhando, aprendendo, construindo, crendo. Algumas ferramentas são feitas de madeira, outras de metal, outras de palavras. Uma ferramenta feita de palavras é como outra qualquer feita de aço. A oração é ferramenta feita, principalmente, de palavras.
(...)
As orações são ferramentas, porém com este esclarecimento: as orações não são ferramentas para fazer ou obter, mas para ser e tornar-se.
(...)
As pessoas de fé tomam posse dos Salmos pela mesma razão que os jardineiros empunham a enxada e o ancinho em sua jornada à horta de vegetais, e que os estudantes carregam papel e lápis quando adentram uma sala de leitura. Adquirir tais ferramentas para executar o trabalho humano de modo mais fácil e eficiente é apenas uma questão de ordem prática.
(...)
Os Salmos são necessários porque são as orações modelo.
(...)
Então é isso: abramos nossas Bíblias no livro dos Salmos e os oremos, sequencial, regular e fielmente ao longo do tempo. Eis como a maioria dos cristãos, em grande parte dos séculos, tem amadurecido em oração. Nada extravagante. Apenas faça isso. A oração em si deve ser deliberada e vagarosa, permitindo (como Bento de Nursia orientou) que as emoções do coração entrem em harmonia com os movimentos dos lábio." (pg.9-19)

A oração que Deus ouve
Eugene Peterson
Ed.Palavra, 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário