terça-feira, 15 de maio de 2012

Pr. Valdir Soares: “Nosso alvo é evangelizar e discipular o povo brasileiro em sua totalidade



Em entrevista ao portal da Faculdade Teológica Batista de Brasília (FTBB), o Gerente Regional do Norte, Centro-Oeste e Indígenas, da Junta de Missões Nacionais, Pr. Valdir Soares da Silva, afirmou que está empenhado nas campanhas Seja Luz, 100 Dias de Oração e Megatrans. De acordo com o pastor, o objetivo do projeto é conduzir as igrejas batistas brasileiras ao desafio da oração. “O nosso alvo é evangelizar e discipular cada criatura em solo brasileiro”. É levar o evangelho a todos os povos que ainda não ouviram falar do nome de Jesus Cristo”, disse.

Confira a íntegra da entrevista concedida a bibliotecária e jornalista, Priscila Rocha

Pastor, o que é a campanha “Seja Luz”?

A campanha Seja Luz é um projeto dos Batistas Brasileiros que a Junta de Missões Nacionais está coordenando. Seu principal objetivo é conduzir as igrejas batistas brasileiras ao desafio da oração. As igrejas estarão orando durante 100 dias. A mobilização acontece entre os meses de abril e julho deste ano. A meta é levar o povo de Deus a orar não simplesmente por vocacionados, convertidos, novos convertidos, mas em todos os sentidos. Há mais de 100 anos, cantamos aquele hino: “Minha pátria para Cristo eis a minha petição,/ minha pátria tão querida, eu te dei meu coração...”. O Brasil ainda não foi conquistado, evangelizado e discipulado na sua totalidade. O país precisa se tornar a nação que o Senhor deseja. No último mês da campanha, nós vamos concluir com uma grande operação missionária denominada “Megatrans”. Agora é hora de agir! Devemos sair às ruas, evangelizar nas casas, vilas, agrovilas, condomínios fechados, repartições públicas federais, órgãos governamentais, não governamentais, entre outros.

Das estratégias que serão postas em prática, o senhor mencionou a Megatrans. Fale um pouco a respeito desse assunto.

A Megatrans é uma ação missionária que envolve milhares de voluntários na proclamação do evangelho. Essa operação irá reunir cerca de 100 mil voluntários distribuídos em 500 bases operacionais, formando, em média, 6.250 equipes com 16 participantes. Somos, hoje, um milhão e trezentos e cinqüenta mil batistas e dez mil igrejas espalhados no Brasil. Se nós utilizarmos menos de 10% do potencial batista brasileiro, vamos alcançar nosso alvo que é evangelizar mais de 2.500.000 pessoas. Eu creio que será uma estratégia muito boa e possível de fazer durante todo esse período. Escolher cinco pessoas, evangelizar e discipular. Participar dessa operação é demonstrar o seu amor a Deus e ter compromisso com a expansão do Reino. Ao fim do projeto, igrejas e congregações locais darão continuidade ao trabalho em cada cidade e bairro alcançado, firmando na fé os novos convertidos através do discipulado e capacitando líderes visando o fortalecimento e desenvolvimento das igrejas e congregações, e ainda, a plantação de novas igrejas multiplicadoras.

O que o senhor espera da Campanha de Missões Nacionais 2012?

A campanha de Missões Nacionais 2012 já começou desde a assembléia da Convenção, quando nós apresentamos o projeto “Seja Luz”. Agora lançamos a campanha 100 dias que estarão impactando o Brasil. A Igreja do Senhor não pode continuar perdendo para as trevas, dando espaço para ela. A Igreja do Senhor precisa avançar. O tema da campanha é, verdadeiramente, que a igreja do Senhor seja a luz que brilha no império das trevas e possa conduzir pessoas para o conhecimento de Cristo.

Que ações Missões Nacionais está propondo às igrejas para permitir que o Brasil se torne um país verdadeiramente feliz?

Nós temos trabalhado com diversas atividades. Missões Nacionais possui ações para os povos ribeirinhos, indígenas, dependentes químicos, evangelização de crianças, africanos, colombianos e em breve promoveremos um grande evento de povos étnicos no Brasil. O encontro acontecerá em São Paulo. Nós temos grande esperança no projeto Seja Luz. Deus vai abrir as portas e muitas pessoas vão dizer tal como aconteceu ali em Atos dos Apóstolos quando Pedro pregou aquele grande sermão. As pessoas ficaram impactadas e fizeram a seguinte pergunta:  “E agora, o que eu posso fazer para ser salvo?” Pedro disse: “Crê no Senhor Jesus, arrependei-vos e crede no evangelho”. Mais adiante, Paulo tem a mesma experiência e diz: “Olha, credes em Jesus Cristo e serás salvo tu e tua casa”. A grande ferramenta que a Junta de Missões Nacionais - patrimônio dos Batistas Brasileiros - está fazendo para evangelizar a pátria é agora: oração, evangelização e discipulado. São mais de 600 missionários espalhados em todo o Brasil que avançam nas áreas indígenas, comunidades ribeirinhas, povos menos favorecidos, e mais recentemente, com ciganos e quilombolas. O nosso alvo é chegar com evangelho a toda criatura que ainda não ouviu falar o nome de Jesus Cristo.

Na sua opinião, qual a importância de ter o apoio de instituições batistas nas ações voltadas para a campanha de missões?

A Faculdade Teológica Batista de Brasília (FTBB) tem sido, há décadas, um grande instrumento de evangelização. As agências missionárias, a igreja, os seminários teológicos são instituições que devem andar juntas. Precisamos de pessoas engajadas saindo às ruas para pregar o evangelho. Esperamos estreitar cada vez mais a nossa aliança e parceria com a FTBB para que tenhamos vocacionados preparados para o trabalho de missões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário