segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Devocionais diários - Um ano com C. S. Lewis


No próximo ano, Lari, Priscila, Giuseppe e eu decidimos ler e compartilhar com vocês as nossas impressões sobre alguns Devocionais Diários de nossa Biblioteca. Para quem não conhece, Devocionais Diários são aqueles livros que contêm pequenas leituras inspirativas para cada dia do ano (geralmente de meia a uma página) como proposta de reflexão e aprendizado. Trata-se de um gênero clássico na literatura cristã. Os Devocionais Diários não são, de forma alguma, substitutos da leitura da Palavra, mas devem ser encarados como material complementar para a reflexão cotidiana. 

O livro escolhido por mim foi Um ano com C. S. Lewis: leituras diárias de suas obras clássicas organizado a partir dos escritos originais de C. S. Lewis e com tradução de Patrícia Klein. Eu, como sabem os leitores mais assíduos, tenho uma grande predileção pelos escritos do autor das Crônicas de Narnia e tive o privilégio de resenhar três de seus livros neste blog: O Peso de Glória, Anatomia de uma Dor e Oração: Cartas a Malcolm. Por isso, estou bastante empolgado em ler esse livro. Futuramente, farei uma resenha mais detalhada do livro e, quem sabe, ao longo do ano, compartilharei algumas das leituras com vocês. Por enquanto, segue abaixo o prefácio especial feito para edição brasileira por Russell Shedd:

"O LEITOR QUE lê pela primeira vez um escrito de C.S. Lewis tem a agradável surpresa de descobrir a criatividade de um homem que foi professor de filosofia em Oxford e de literatura em Cambridge. Ele tinha um dom extraordinário para tratar temas cristãos profundos com simplicidade e perspicácia, enquanto conduzia os pensamentos por caminhos nunca trilhados. É impossível ler esse mestre sem perguntar: “Por que eu não pensei nisso antes?”
Em 1961 fui para Cambridge a fim de pedir ao professor Lewis que me concedesse o privilégio de publicar algumas de suas obras em português. Não consegui falar diretamente com ele, pois não estava em casa naquela ocasião. Porém, foi possível lançar, com seu consentimento, pela Edições Vida Nova, as obras Cartas do Inferno, Razão do Cristianismo e Transposição (hoje, Peso de Glória). Demorou para a fama de C.S. Lewis conquistar um número significativo de leitores no Brasil nos anos 60. Hoje não é mais assim. Lewis é conhecido porque, pouco a pouco, os brasileiros passaram a entender o que o mundo de fala inglesa já conhecia há cinqüenta anos.
Neste livro, em doses fáceis de digerir, o leitor poderá logo compreender por que Lewis é conhecido como um dos mais influentes pensadores de sua geração. Ele é lógico, coerente e sábio. Sem ser teólogo profissional, escreve sobre teologia, história, literatura, ética e psicologia, sempre com o intuito de conduzir o leitor a pensar e querer melhorar. Sessenta anos atrás era completamente fora de moda escrever sobre o Tentador, como Lewis fez nas Cartas para chamar a atenção dos ingleses sobre a sutileza do Diabo. Hoje, mais do que nunca, é preciso observar como o Inimigo pensa e age.
A editora Patricia Klein foi feliz na idéia de apresentar uma coleção de parágrafos para leituras diárias e, assim, permitir ao leitor fazer uma refeição leve. Ler um livro inteiro às vezes dá indigestão, mas, em pequenas doses, a leitura pode se tornar mais sugestiva e agradável. Pode-se saborear o pensamento sem imediatamente abrir espaço para uma outra idéia. Algumas pessoas tomam vitaminas em forma de pílulas para fortalecer a saúde. Ler diariamente um parágrafo de Lewis seguramente fará muito bem para a saúde mental e espiritual, e fortalecerá o caráter cristão.
Recomendo Um Ano com C.S. Lewis sem reservas. Felicito a Editora Ultimato pela iniciativa de preparar, para os leitores de fala portuguesa, este importante e belo volume.
A Deus toda a glória!
Russell Shedd"


Nenhum comentário:

Postar um comentário