quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Espiritismo à luz da Bíblia


Espiritismo foi o termo cunhado pelo pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, vulgo Allan Kardec, para designar o conjunto de idéias sistematizadas no “Livro dos Espíritos”, de sua autoria em 1857. O neologismo, do francês antigo, spiritisme significa estritamente doutrina dos espíritos. O termo, contudo, ganhou uso cotidiano e, à revelia dos seguidores de Kardec, passou a designar diversas doutrinas religiosas e filosóficas que têm em comum a crença na possibilidade de comunicação com espíritos, dentre eles o próprio espiritismo kardecista, os cultos afro-brasileiros, o esoterismo e a teosofia. Para se diferenciar dos demais grupos, os kardecistas estabeleceram uma diferenciação entre os termos espiritualismo (que abrangeria todos os grupos) e espiritismo (referente aos seguidores de Kardec exclusivamente).

Para a Igreja brasileira, o tema é de alta relevância tendo em vista os mais de 3 milhões e 200 mil habitantes do país que declaram seguir religiões espiritualistas. Aqui, tais práticas encontraram terreno fértil. O espiritismo kardecista, por exemplo, praticamente desapareceu da Europa, onde havia se originado, mas no Brasil proliferou-se: o País tornou-se o centro kardecista do mundo, contando com cerca de 8 mil casas espíritas, enquanto no resto do mundo não passam de algumas centenas. Para não mencionar os milhares de centros de religiões afro-brasileiras espalhados pelo país – de difícil mensuração, dado seu caráter não institucionalizado.

A Biblioteca da IMBB dispõe em seu acervo de várias obras para munir o cristão de conhecimento sobre as crenças espiritualistas e, principalmente, para lhe conferir a fundamentação bíblica necessária para momentos de diálogo inter-religioso e de evangelismo pessoal. Dentre elas, podemos destacar:

É possível comunicar-se com os mortos?

de Hernandes Dias Lopes

Lopes confronta cuidadosamente as passagens usadas pelos espíritas para tentar justificar a necromancia (consulta aos mortos) com as passagens bíblicas que condenam explicitamente o espiritismo. Dessa forma, ele lança bases sólidas para uma contra-argumentação cristã e bíblica da interpretação das Escrituras sob a óptica espírita. A discussão empreendida no texto toma por base o episódio em que o angustiado Rei Saul procura a pitonisa de En-Dor (I Samuel 28) para consultar o suposto espírito do profeta Samuel, em busca de orientação. 62p.

Analisando crenças espíritas e umbandistas

de Delcyr de Souza Lima

O livro pretende incutir na Igreja o amor e a compaixão pelos adeptos do espiritismo, destacando a necessidade de um planejamento para sua evangelização e o poder libertador de Jesus Cristo. Além de servir ao preparo dos crentes para evangelização, o livro também pode ser a própria evangelização de adeptos e simpatizantes do espiritualismo de maneira geral. Ao longo do texto os seguintes temas são abordados: a origem e a propagação do Espiritismo, os diferentes ramos do Espiritismo, análise das crenças espíritas à luz das Escrituras e crenças umbandistas à luz das Escrituras. 181p.

Seitas Espíritas

de Tácito da Gama Leite Filho e Úrsula Regina da Gama Leite

Este livro faz parte da série Seitas do Nosso Tempo, que tem por objetivo prover os crentes de informações sobre as seitas que mais trabalham no contexto brasileiro. Os autores apresentam um resumo histórico das origens do espiritismo, uma sistematização de suas doutrinas, seguida de um confronto dessas doutrinas com a Bíblia. Merecem destaque os capítulos sobre os ditos fenômenos espíritas, sobre as relações do espiritismo com a ciência e sobre as respostas bíblicas. 125p.

O Espiritismo e a Bíblia

de Davi Nunes dos Santos

Após uma breve introdução histórica do espiritismo, o autor Davi N. dos Santos argumenta que os espíritos que se manifestam nos fenômenos espíritas são na verdade demônios empenhados em enganar os homens. Santos menciona dúvidas do próprio Kardec com relação às boas intenções dos espíritos consultados e faz citação a livros de ex-espíritas que desconfiaram e puseram tais espíritos à prova. Santos apresenta ainda os fundamentos da fé cristã que são negados pela doutrina espírita, apesar de dita também cristã e aborda a questão da reencarnação. 75p.

Por Thiago Cortez

Um comentário:

  1. Muito interessante essa curta bibliografia acerca do Espiritismo. Confesso que, recentemente, entrando em contato com os estudos efetuados pelo Ian Stevenson — http://en.wikipedia.org/wiki/Ian_Stevenson#Selected_books —, tenho ficado um pouco absorto com alguns fenômenos. Mais livros acrescidos à minha lista!

    ResponderExcluir