sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Dicas para um ano novo com Deus


De Filipenses 3.9-4.1 extraímos a aspiração que deve dominar todo o cristão biblicamente comprometido que deseja agradar a Deus e ter comunhão com Ele. O cristão está predestinado a ser semelhante a Jesus (Romanos 8.29) e o Espírito Santo trabalha constantemente para efetivar tal propósito (2 Coríntios 3.18). Em Filipenses, tal aspiração é resumida na expressão “ressurreição dentre os mortos”: “O que eu desejo é conhecer a Cristo e experimentar o poder da sua ressurreição, tomar parte nos seus sofrimentos, chegando a ser como ele na morte, com a esperança de alcançar a ressurreição de entre os mortos” (Filipenses 3.10). Há entretanto ações que o crente deve tomar para que tal meta espiritual seja plenamente realizada. Aqui vão as dicas bíblicas apresentadas no texto de Filipenses:

1) TEM COMO BASE A CAPACIDADE QUE VEM DA FÉ
“Se vivo em comunhão com Deus, não é com base na minha própria justiça, que vem da lei, mas sim com a que vem da fé em Cristo, a justiça que vem de Deus com base na fé.” Vs.1

2) CONSIDERA A TAREFA INACABADA
“Não quero dizer que já o tenha alcançado ou que seja perfeito, mas continuo a ver se o consigo, visto que para isso fui conquistado por Cristo. É certo, meus irmãos, que eu não penso ter já conseguido isso”. Vs.12, 13

3) ESQUECE O QUE FICOU PARA TRÁS E OLHA PARA FRENTE
“Esqueço-me do que ficou para trás e esforço-me por atingir o que está diante de mim.” Vs.13 (conf. Isaías 43.18-21)

4) ESFORÇA-TE PARA ALCANÇAR
“Esforço-me por atingir o que está diante de mim”. Vs.13. Esforçar é empregar todas as forças, toda a energia e diligência, para conseguir alguma coisa.

5) PERSEVERA NO CAMINHO
“Como quer que seja, continuemos na mesma linha que até agora temos seguido”. Vs.16

6) SEGUE BONS EXEMPLOS E SÊ UM BOM EXEMPLO
“Irmãos, sigam o meu exemplo e imitem também aqueles que vivem de acordo com o exemplo que eu vos dei.” Vs. 17

7)CARREGA A IDENTIDADE POR ONDE FOR
“Nós, porém, somos cidadãos do céu”. Vs.20. Em qualquer lugar e hora, somos cidadãos do céu. É a nossa identidade imutável e que não é “situacionista”.

8)VIVE HOJE COMO SE FOSSE AMANHÃ
“De lá esperamos que venha o nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo” – vs.20. A canção “Carta à República” de Milton Nascimento e Fernando Brant canta: “E foi por ter posto a mão no futuro que no presente preciso ser duro, eu não posso me acomodar”.

Jürgen Moltmann escreveu: "Quem espera em Cristo não pode mais contentar-se com a realidade dada, mas começa a sofrer por causa dela, a contradizê-la. Paz com Deus significa inimizade com o mundo, pois o aguilhão do futuro prometido arde implacavelmente na carne de todo presente não realizado“ (J.Moltmann, Teologia da Esperança. -São Paulo, 1971, pg.9).

Que, em 2010, coloquemos como meta prioritária da nossa vida essa bendita e santa conformação do nosso ser à semelhança de Cristo. Sigamos essas dicas bíblicas, fazendo assim a “nossa parte” nesse projeto e aspiração divinos.

Pr. Josué Mello Salgado

Nenhum comentário:

Postar um comentário