terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Balanço 2008-2009

"São muitas, Senhor, Deus meu, as maravilhas que tens operado e também os teus desígnios para conosco; ninguém há que se possa igualar contigo. Eu quisera anunciá-los e deles falar, mas são mais do que se pode contar" (Sl 40.5)


O biênio 2008-2009 foi repleto de desafios e vitórias para a Biblioteca. Em 2008, deixamos de ter o apoio regular de dois dos maiores colaboradores e líderes da Biblioteca em sua história, do irmão Philipe Cícero Ferreira, que nos deixou para a Glória - e por cuja preciosa vida agradecemos abundantemente -, e da irmã Eliane Consigliero.


Porém, o Senhor proveu a superação dessas dificuldades e possibilitou a obtenção de várias conquistas. Tanto é que podemos agora tentar "contar as bençãos" recebidas conforme nos recomenda o tradicional hino -muito embora, segundo observa o salmista, elas sejam"mais do que se possa contar" - e ainda procurar modos de aperfeiçoar o serviço neste e nos próximos anos. Vamos a elas:


1) A criação do blog foi uma das grandes vitórias do biênio 2008-2009. Por meio dele, foi possível viabilizar a comunicação com o usuário da biblioteca de forma mais eficiente, possibilitando a interatividade, a divulgação de informações e o fomento da leitura, sem custos e ecologicamente viável, isto é, sem a necessidade de impressão de encartes ao boletim. O blog foi criado para testes em agosto de 2008 e passou a funcionar como instrumento oficial da biblioteca em agosto de 2009. Até dia 31 de dezembro de 2009, haviam sido publicados 150 posts, recebidas 2.972 visitas, com uma média de 16 visitas por dia desde agosto de 2009.


2) O aumento no número de usuários ativos. Até 31/12/2007, contávamos com 424 usuários ativos cadastrados. Esse número aumentou para 504 em 2008 e para 533 em 2009, o que representa aumento de 25,7%, conforme gráfico abaixo (clique na figura para ampliá-la):



3) Maior do que o aumento no número de usuários, foi o aumento no número de empréstimos. Até 31/12/2007, o número total de empréstimos registrados era de 4.864, com 2.520 empréstimos em 2008 e 1.694 em 2009, esse número subiu para 9.078, o que representa aumento 86%. Ou seja, em dois anos foi realizado quase o total de empréstimos feitos até então. Confira o gráfico abaixo (clique na figura para ampliá-la):



4) O acervo da biblioteca cresceu numérica e qualitativamente nesses dois anos. Hoje temos 6.020 obras em nossa base de dados. Em 2007 tínhamos 4.862. Isso significa crescimento de 23,8%, confira o gráfico (clique na figura para ampliá-la):



O acervo de DVDs foi o que mais cresceu. Em 2007, tínhamos 166 obras nessa mídia, hoje temos 326: crescimento de 96,3% (clique na figura para ampliá-la).



Ademais prezamos por um crescimento mais equilibrado do acervo, procurando adquirir mais obras a respeito das áreas de conhecimento teológico que foram menos privilegiadas ao longo do tempo. Crescemos especialmente nas áreas de Missiologia, História da Igreja, Teologia Sistemática e Teologia Bíblica. O gráfico abaixo descreve, em porcentagens, a distribuição de obras por assunto em nossa biblioteca (clique na figura para ampliá-la):


>


5) Pela primeira vez a biblioteca funcionou todos os dias de semana, graças à assistência, nos dias úteis, de estagiário. Realizada em 2008, essa experiência teve excelentes resultados e deverá ser repetida no corrente ano.


6) Por último e mais importante, vidas foram edificadas por Deus por intermédio de bons livros e bons filmes.


Por isso, louvamos, em primeiro lugar, a Deus, o Senhor da obra, cuja providência carinhosa que firmou os princípios do nosso labor e cuidou para que as vitórias fossem alcançadas. Agradecemos também a toda liderança da Igreja, especialmente ao Pastor Josué Mello Salgado e ao Diretor do Ministério de Informação, Rosber Neves Almeida; ao Rafael Nogueira Bello, que estagiou conosco; à Eloísa Barbosa e à Eliane Consigliero, pelo apoio especializado; ao Cassiano Carvalho Silveira, por colaborar com a memória técnica; a todos os leitores que movimentaram a biblioteca e compartilharam momentos agradáveis de estudo, conversa e reflexão conosco semanalmente; aos colaboradores do blog - Thiago Cortez, Elisângela de Freitas, Evandro Beserra e Matheus Gama - pelos textos enviados; aos muitos doadores de livros, DVDs e periódicos; e, finalmente, à equipe da biblioteca - Filomena Maria dos Reis Pinto, Larissa Castro, Priscila Rocha e Rodrigo Silveira -, que dedicou tempo e dons para o serviço do Senhor nesse frutífero ministério.


"Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra" (Rm 13.7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário