sábado, 19 de fevereiro de 2011

Adoração - por Rubem Amorese




Sabemos o que significa adorar a Deus? O que significa "adoração", no contexto do cristianismo?


Trazemos para este espaço a definição de “Adoração” que o autor Rubem Amorese apresenta em seu livro “Louvor, Adoração e Liturgia”:

“(...) Talvez possamos conceitua-la a partir de um mosaico de sentimentos, posturas e atitudes, todos ligados uns aos outros. Portanto, diríamos que significa, entre outras coisas, paz e segurança; lembrando o bem-estar que sente a criança desmamada nos braços de sua mãe; contemplação de Deus, na beleza de sua santidade; admiração e respeito da criatura diante do Criador; quietude contemplativa, diante do seu mistério; celebração da vida, envolvendo gratidão e alegre fruição do “jardim” em que ele nos pôs, para viver em sintonia consigo mesmo; excitação dos afetos e exercício de amor ativo em direção a Deus e às suas criaturas. Misteriosamente, a adoração tem sempre o sinal positivo da exultação, mesmo em tempos de dor e sofrimento. Nada, nem mesmo a tribulação, pode conter a alma em festa com “adufes, danças, címbalos sonoros e retumbantes.
Em resumo, diríamos que adoração acontece na dimensão do coração e requer um profundo “estar-de-bem” com Deus, o que vale dizer que a criatura aceita e concorda, sem reservas, com o que Deus é e faz. A adoração acontece na proporção inversa dessas reservas. Quantomaiores as reservas, maiores os impedimentos, as barreiras internas à adoração. Elas acontecem, geralmente, quando o que Deus está fazendo ou permitindo nos causa dor, como, por exemplo, sua amorosa e necessária disciplina.”
(Amorese, 2004, pp.25-26)

Leia a introdução e o primeiro capítulo do livro. Acesse: http://www.ultimato.com.br/file/capitulos/Louvor-Adoracao-leia.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário