sexta-feira, 22 de abril de 2011

Da morte à ressurreição


"E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça." (At 4:33)



Da morte à ressurreição segundo o Antigo Testamento

Robert Martin-Achard

Ed. Academia Cristã, SP, 2005



(...) "É necessário voltarmos às fontes e novamente abrir a Bíblia para descobrir nela as razões da esperança cristã no momento em que uma existência humana se apaga. O Evangelho, ainda que não responda a todas as questões que se apresentam, especialmente sobre o desaparecimento de um ente querido, nos diz, todavia, o suficiente para que possamos crer na ressurreição dos mortos. A Igreja, seguindo o Evangelho, confessa que Jesus, morto sob Pôncio Pilatos e que descendo ao inferno ressuscitou ao terceiro dia, vê em seu destino exemplar a antecipação de nosso retorno à vida.

Tais afirmações foram preparadas no Antigo Testamento. Consequentemente, nos pareceu útil investigar nos escritos do povo de Deus o modo como nasceu e se impôs paulatinamente em Israel a crença na ressurreição. Não é a Páscoa a surpreendente confirmação desta esperança com que a Antiga Aliança se conclui?" (Introdução, p.11-12)


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

"O professor Achard divide sua obra em três partes, desenvolvendo-as pelo ângulo expositivo. No primeiro capítulo a exposição se aprofunda nos temas vida e morte e procura conduzir os leitores pelas vias de uma verdadeira teologia bíblica. No segundo capítulo a exposição gira em torno da vitória sobre a morte e, neste ponto afirma-se que poucos escritores foram tão profundos e claros no estudo da matéria. O terceiro e último capítulo é uma exposição sobre a ressurreição. Mais uma vez o autor apresenta, em meio a fontes argumentos bíblicos e de grande teólogos, provas contundentes sobre o tema. Quero mencionar, também, que o autor registra bilbiografia extensa e bem articulada, dando autoridade singular à sua exposição. É uma riqueza! Acredito que esta obra chega, em língua portuguesa, numa hora crucial para muitos professores e estudantes da Bíblia, quando os temas nela desenvolvidos, voltam a ser discutidos diante de filosofias e doutrinas estranhas à fé cristã. Jair Alvares Pintor - Teólogo, filósofo e literato. Professor das línguas originais e do Antigo e Novo Testamentos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário