De origem humilde, João Calvino nasceu em Noyon, França, em 10 de Julho de 1509. Ele era filho de um tabelião, secretário do bispo de Noyon. Ingressou no Colégio dos Capeto e depois foi admitido entre os filhos do Senhor de Monmor, compartilhando com eles sua educação.
Em agosto de 1523, iniciou seus estudos na Universidade de Paris,onde aprendeu latim, filosofia e dialética, chegando a distinguir-se como humanista. Posteriormente estudou Direito em Orleans, o que influenciou fortemente o estilo sóbrio e analítico de seus escritos teológicos. Sua conversão foi pouco documentada e ocorreu mais ou menos aos 23 anos, a única fonte sobre ela é uma passagem em seu Comentário ao livro de Salmos.
Como escritor, Calvino pode incluir-se entre os grandes do século XVI. Escreveu prolificamente, entre suas numerosas obras estão As Intitutas da Religião Cristã, um dos maiores tratados teológicos escritos até hoje e a exposição mais sistemática das doutrinas da Reforma, e seus comentários às escrituras. A sua linguagem, um tanto austera, mas exata, leva a clareza à teologia e é portador do movimento que procede de uma lógica poderosa.
Calvino criou um sistema teológico dentro da tradição protestante que recebeu o nome de "calvinismo". Os sistemas de teologia desenvolvidos a partir do seu ideal de teologia receberam o título de "fé reformada". E, o termo "Presbiterianismo", passou a ser a palavra usada para exprimir a forma de organização eclesiástica concebida por Calvino, que fez de Genebra o centro de execução de suas idéias. Sendo considerado como o líder da segunda geração de Reformadores.
Calvino recebeu formação humanística, motivo pelo qual se tornou organizador por excelência do protestantismo. Enquanto esteve em Genebra, enfrentou problemas de saúde. Gostava de estudar solitariamente. Viveu na Suíça republicana e muito se interessou pelo desenvolvimento de uma igreja governada com representatividade.
Calvino, sempre se preocupava com a formulação de um sistema formal de teologia. Aceitou a autoridade da Bíblia e sua ênfase maior se baseava na soberania absoluta de Deus. A valorização da idéia da soberania absoluta de Deus levou Calvino a adotar e desenvolver a doutrina da predestinação absoluta, que encontra suas raízes no pensamento de Agostinho de Hipona. Essa doutrina, com o tempo, passou a ser a mais enfatizada no corpo doutrinário da teologia calvinista, seja pela adesão irrestrita da parte de vários teólogos posteriores, seja pela rejeição categórica de outros (dentre os quais, nós, os Batistas Brasileiros). Tanto é que calvinista passou a ser sinônimo de predestinacionista, o que é um reducionismo inaceitável, levando em consideração a vasta contribuição do teólogo francês.
Quanto à Santa Ceia, Calvino adotou uma posição intermediária entre Lutero e Zuínglio. Embora Cristo esteja nos céus à destra do Pai, a ceia não é mero símbolo, mas um meio de “verdadeira participação” em Cristo. Calvino rejeitava tudo que não pudesse ser justificado por meio de citações das Escrituras.
Vários dos livros desse brilhante teólogo estão disponíveis em nossa biblioteca, incluindo As Institutas da Religião Cristã e vários comentários bíblicos.
Para mais informações sobre Calvino, confira o site criado em razão das comemorações de 500 anos de seus nascimento: http://www.calvin500.com/
Por Priscila Rocha
Nenhum comentário:
Postar um comentário