segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Hino Oficial - Eu Vivo para a Glória de Deus



A Igreja Memorial Batista participa de um modo especial da Campanha de Missões Nacionais deste ano com a música tema composta pelo Min. Anderson Motta e cantada por vários membros de nossa igreja. Veja o vídeo acima e aprenda a cantar essa bela canção.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Programação semestral do Grupo de Pesquisa em Filosofia da Religião da UnB




Grupo de Pesquisa em Filosofia da Religião da UnB
Programação no 2/2013

Horário: de 16h às 18h
Local: Sala de Reuniões do Departamento de Filosofia (Campus Darcy Ribeiro da UnB, ICC norte, subsolo, módulo 24)

26/08/13 – Virtude, virtuoso e virtuosismo no ataque de Kierkegaard ao Bispo Mynster – Profª Drª Elisabete Sousa (Universidade de Lisboa)

16/09/13 – Naturalismo: Caracterização e Críticas Recentes – Rodrigo Silveira (UnB – Mestrando em Filosofia)

18/9/13 – The Relationship between Science and Religion/Christianity – Profa. Dra. Ruth Bancewicz (Faraday Institute – Universidade de Cambridge): 9h, no Auditório 1 do Instituto de Biologia, com lançamento do livro O Teste da Fé (Editora Ultimato).

18/9/13 – O Homem como ser Religioso no Pensamento de Herman Dooyeweerd – Prof. Guilherme de Carvalho (Associação Kuyper de Estudos Transdisciplinares)

07/10/13 – Teodiceia Calvinista: A Resposta de Gordon Clark ao Problema do Mal – Felipe Sabino (UnB – Mestrando em Filosofia)

23 a 25/10/13 – Seminário sobre Fenomenologia e Religião com Prof. Dr. Germán Vargas (Universidad Pedagógica Nacional – Bogotá, Colômbia) e Prof. Dr. Nick Zangwill (University of Durham – Reino Unido)

04/11/13 – A Inexistência Divina: Facticidade e Especulação em Quentin Meillassoux Prof. Dr. Hilan Bensusan (UnB – Dep. de Filosofia)

02/12/13 – A confirmar

Sessões abertas a todos os interessados, sem necessidade de inscrição.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Agora sim!

Depois de muito tempo fora das resenhas da Biblioteca, volto a comentar sobre a nova leva de aquisições deste ano. E começo desta vez com o livro “Agora sim - teologia na prática do começo ao fim”, de Luiz Sayão, pela Voxlitteris. 

 “Nesta obra, com muita ponderação e bom senso, Luiz Sayão discute temas importantes como ética, racismo, fatalismo, liberalismo, misticismo, teologia bíblica, teologia da família, teologia/ sociedade e história da igreja de maneira simples, objetiva, criativa e bem-humorada” 

De certa forma, o autor consegue fazer isto e algo mais, até como visto em programas onde é produtor e apresentador, como o “Rota 66”, programa de rádio desenvolvido pela Rádio TransMundial e que também está disponível na seção de CD´s e DVD´s de nossa biblioteca.

Enfim, vale a pena a leitura deste livro, principalmente numa época onde é apregoado que teologia é muito complicado.

Por Giuseppe Miceli Jr.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Programação semestral da Sociedade Cristã Acadêmica

Divulgamos a programação semestral da Sociedade Cristã Acadêmica (SCA) da UnB para o semestre corrente. A SCA é uma associação interdenominacional criada por alunos da UnB com o propósito de promover o estudo, a reflexão e o engajamento que tem como alvo vincular o pensamento teológico à vivência acadêmica dos estudantes universitários. Nesta sexta, 6, apresentarei uma palestra na Sociedade sobre o tema "Fé e Racionalidade". As reuniões do grupo ocorrem às sextas-feiras a partir das 12h15.


Proposta para 2º/2013: Refletir sobre as possíveis relações entre a Fé Cristã e a Ciência, a Religião e a Responsabilidade Socioambiental
CRONOGRAMA
ESTUDO/DIA
TEMA/TEXTO
INTRODUÇÃO – Espiritualidade Integral / Fé e Racionalidade
30/08
Apresentação de alguns princípios do grupo e discussão sobre as noções de “espiritualidade” e “Senhorio de Cristo” que permeiam a atuação da SCA na Universidade de Brasília.
Responsável: Jônathas Camacho, diretor acadêmico da SCA
1º Estudo
06/09
CRAIG, William L.;MORELAND, J. P. Epistemologia Religiosa. In: __________. Filosofia e cosmovisão cristã. São Paulo: Vida Nova, 2005. p. 196-217. (Texto 1)Palestrante: Rodrigo Silveira, mestrando em Filosofia da Religião (UnB)
Módulo 1 – CRISTIANISMO E CIÊNCIA

2° Estudo
13/09
TRIGG, Roger. A Ciência precisa de Religião? Faraday Papers, 2007. Disponível em: <http://www.faraday.st-edmunds.cam.ac.uk/resources/Faraday%20Papers/Faraday%20Paper%202%20Trigg_PORT.pdf>. Acesso em: 21 ago. 2013. (Texto 2)

Teste da Fé Brasil
18/09
Conferência Internacional em Ciência e Religião na UnB Palestrantes: Ruth Bancewicz (Instituto Faraday for Science and Religion – Cambridge) e Guilherme de Carvalho (AKET/L’Abri Brasil).Local: Auditório 1 do IB                         Horário: 09:30
3º Estudo
20/09
HOOYKAS, R. A Ciência e a Reforma. IN: __________.  A Religião e o desenvolvimento da Ciência Moderna. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1988. Cap. 5, p. 127-148. (Texto 3)
4º Estudo
27/09
HOOYKAS, R. A Ciência e a Reforma. IN: __________.  A Religião e o desenvolvimento da Ciência Moderna. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1988. Cap. 5, p. 149-175. (Texto 3)
5º Estudo
04/10
ALEXANDRE, Denis R. Modelos para Relacionar Ciência e Religião. Faraday Papers, 2007. Disponível em: <http://www.faraday.st-edmunds.cam.ac.uk/resources/Faraday%20Papers/Faraday%20Paper%203 %20Alexander_PORT.pdf>. Acesso em: 21 ago. 2013. (Texto 4)
Problematização:
Teísmo Evolucionista: uma opção cristã válida?”
11/10
RATZINGER, Joseph. A fé na criação e a Teoria Evolucionista. IN: __________.Dogma e Anúncio. São Paulo: Loyola, 2007. Cap. 2, p. 129-139. (Texto 5)Palestrante: Prof. Dra. Lenise Garcia – Instituto de Biologia (UnB)
(16/10) Revisão de práticas
Módulo 2 – CRISTIANISMO E RELIGIÃO
6º Estudo
18/10
MCGRATH, Alister. A religião envenena tudo? O novo ateísmo e a fé religiosa. IN: __________. Teologia Pura e Simples: o lugar da mente na vida cristã. Viçosa: Ultimato, 2012. Cap. 10, p. 147-168. (Texto 6)
7º Estudo
25/10
CRAMPTON, W. Gary. O Exclusivismo Cristão. Disponível em: http://www.monergismo.com/textos/apologetica/exclusivismo_cristao_crampton.pdf>
. Acesso em: 21 ago. 2013. (Texto 7)
31/10 – Dia da Reforma Protestante
Palestra
: “A contribuição reformada na formação da cultura ocidental”
Palestrante: Prof. Airton Willians (Sociedade de Estudos Bíblicos Interdisciplinares – SEBI)
Problematização:
Cristianismo, ecumenismo e diálogo inter-religioso
01/11
Mesa-redonda, com a presença de um pastor protestante e um padre católico romano, sobre as possibilidades de diálogo inter-religioso entre protestantes e católicos romanos.
Módulo 3 – CRISTIANISMO E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
8º Estudo
08/11
STOTT, John. Cuidado com a criação. IN: __________. O discípulo radical. Viçosa: Ultimato, 2011. Cap. 4, p. 43-52. (Texto 8)
9º Estudo
22/11
RAMOS, Leonardo. Direitos Humanos e Cristianismo. Disponível em: <http://dialogosantiteticos.wordpress.com/2012/06/21/direitos-humanos-e-cristianismo/&gt;. Acesso em: 22 ago. 2013. (Texto 9)KELLER, Tim. Por que devemos fazer justiça? IN: __________, Justiça generosa. São Paulo: Vida Nova, 2013. Cap. 5, p. 96-100. (Texto 10)
10º Estudo
29/11
KELLER, Tim. O que significa fazer justiça. IN: __________, Justiça generosa. São Paulo: Vida Nova, 2013. Cap. 1, p. 23-37. (Texto 11)
Problematização:
Cristianismo e preconceito racial
06/12
RICARDO, André. Racismo: pela metáfora do Iceberg. Disponível em: http://www.ipalvorada.org.br/wordpress/?p=225>
. Acesso em: 22 ago. 2013. (Texto 12) KELLER, Tim. Como devemos fazer justiça?. IN: __________. Justiça generosa. São Paulo: Vida Nova, 2013. Cap. 6, p. 124-131. (Texto 13) Palestrante: Dr. André Ricardo (TV Senado)
(13/12) ASSEMBLEIA ORDINÁRIA DE ELEIÇÃO
(14/12)  IV FESTEJO SCA

Como posso acessar os textos do cronograma?
- Pasta 177 da Copiadora DCE – Ceubinho;
- Dropbox (Além dos textos, lá você pode acessar aos áudios dos estudos! Se interessou? Contate Felipe Mendes, diretor de comunicação);
Horário e Local:
12:10, na sala 212 da Faculdade de Ciência da Informação – FCI. Ao lado da BCE – UnB.
Dúvidas?Felipe Mendes (Diretor de Comunicação) – felipe.mendesv@gmail.com / (061) 98097660
Jônathas Camacho (Diretor Acadêmico) – jonathascamacho@gmail.com / (061) 82271984
Nicholas Fernandes (Diretor Administrativo) – darth.nicholas@hotmail.com/ (061) 82552012
Grupos de Trabalho (GTs)
Nesse semestre, a SCA está implementando dois Grupos de Trabalho que possuem os objetivos de possibilitar estudos mais aprofundados sobre temas específicos, que não podem ser desenvolvidos nos estudos correntes, e de incentivar os associados a produzirem material próprio a partir desses estudos. Os GTs formados até então são:
Cristianismo e Literatura (Responsável: Jônathas Camacho – email acima)
Estado Laico (Responsável: Pedro Lerbach – pedrolerbach@gmail.com)
Caso você tenha interesse em participar conosco de um ou dos dois grupos, contate os responsáveis por cada GT. Caso você tenha interesse em criar um novo grupo, entre em contato com o Diretor Acadêmico.
“Nem um único espaço de nosso mundo mental pode ser hermeticamente selado em relação ao restante, e não há um só centímetro, em todos os domínios da nossa vida humana, sobre o qual Cristo, Senhor de tudo, não clame: é Meu!” Abraham Kuyper
Clique aqui para baixar a ementa.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Curso de Extensão da FTBB: Panorama Bíblico


A Faculdade Teológica Batista de Brasília está oferecendo o Curso de Extensão "Panorama Bíblico" com início 10 de junho de 2013. Trata-se de curso aberto a todos os interessados. Para mais informações sobre conteúdo e investimento, entrar em contato com a secretaria da Faculdade no e-mail secretaria@ftbb.edu.br ou no telefone (61) 3272-1136.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Morre, aos 77 anos, o filósofo e escritor Dallas Willard

Morreu ontem, dia 08/05/2013, o filósofo e escritor Dallas Willard, que ficou conhecido no Brasil por obras como A grande omissão, Ouvindo Deus, A renovação do coração e A conspiração divina. Segue abaixo a reprodução do obituário de autoria de seu colega de profissão e também conhecido apologeta J. P. Moreland:

Dallas-Willard


Eu amei Dallas Willard. Ele foi como um pai para mim. Eu vou sentir terrivelmente sua falta. Entre aqueles que mais me influenciaram, ele se destaca como um carvalho gigante no meio de mudas. No caso de Dallas, todas as coisas que estão sendo ditas para elogiá-lo são realmente verdadeiras. Perdemos um general de cinco estrelas nos exércitos de Deus, o mundo não é o que era quando ele estava entre nós.
 
Dallas era um homem com uma tremenda inteligência profunda e penetrante. Ele foi o primeiro cristão e um depois um filósofo. Com ele aprendi como fazer metafísica e como pensar metafisicamente. Ele me ensinou a fazer distinções quando eu estava confundindo categorias. Ele foi um comprometido dualista, e nunca se cansou de defender a existência de e falar sobre o florescimento da alma (encarnada). Ele me ensinou a ser uma particularista, um fundacionista e um realista direto na epistemologia. E ninguém sabia mais do Dallas sobre a história da ética, especialmente nos últimos 150 anos. Ele será lembrado mais por seus escritos sobre a formação espiritual, mas o homem era também um filósofo acadêmico de primeira linha.
 
Seus escritos espirituais não são apenas profundos no conteúdo, mas também têm uma textura ou o tom pelo que precisamente expressa a vida de Dallas. Ele viveu e praticou o que escreveu, e havia uma presença em, ao redor e através de sua presença.
 
Não posso começar a compartilhar todas as lembranças que tenho dele, mas vou citar duas, uma no início do nosso relacionamento e uma no final. Em 1983, quando eu era um estudante de doutorado na USC, um estudante de filosofia de graduação chamado Joe veio até mim e perguntou se eu era religioso. Assegurei-lhe que eu não era, mas que era, na verdade, um seguidor de Jesus de Nazaré. Ele ficou surpreso e ele me perguntou se eu achava que Jesus poderia chegar a uma pessoa. Eu não tinha ideia do que ele queria dizer e, como um bom filósofo, eu fingi que devolvi-lhe uma pergunta! “De onde você tirou essa ideia?”, perguntei. Bem, ele disse que naquela manhã tinha sido no escritório de Dallas e Dallas o levou a Cristo, e Dallas tinha-lhe dito que quando ele orasse a Jesus, Jesus viria até ele e o ouviria. Em uma típica atitude willardiana, Dallas tinha colocado uma verdade em termos que ninguém jamais pensou, e a maneira de falar teve o impacto pretendido no Joe e em mim.
 
Minha memória seguinte foi uma conversa por telefone com Dallas três dias antes dele falecer. Ele estava lúcido, de bom humor, mas tão fraco que mal podia projetar sua voz pelo telefone. Ele sabia que estava morrendo. Eu disse a ele que eu queria tomar um minuto para celebrar a sua vida e lembrá-lo do impacto para o Reino que ele tinha tido. Bem, sendo a pessoa humilde que era, Dallas mão quis isso. Eu disse que ele teria que me ouvir quisesse ou não, e ele respondeu que tomaria o elogio como da parte do Senhor, e eu enchi seus ouvidos com seu maravilhoso legado. Ele fechou a nossa conversa por comentar sobre “que futuro glorioso todos nós temos no Reino”, e foi assim que o homem se aproximou de sua morte.
 
Após reflexão, Dallas Willard desafiou e ainda desafia-me a terminar a minha vida aqui bem e ter uma morte vitoriosa. Por favor, juntem-se a mim nesse compromisso.

Por J. P. Moreland

Fonte: http://www.jpmoreland.com/2013/05/09/what-i-learned-from-dallas-willard-1935-2013/
Tradução: Emerson de Oliveira (com adaptações)

terça-feira, 7 de maio de 2013

Programação do Grupo de Pesquisa em Filosofia da Religião da UnB 1/2013



Grupo de Pesquisa em Filosofia da Religião da UnB

Programação no 1/2013

Horário: 16h00

Local: Sala de Reuniões do Departamento de Filosofia (Campus Darcy Ribeiro da UnB, ICC norte, subsolo, módulo 24)

 

22/04/13 – Teodiceia e Bondade Divina nos Diálogos Sobre a Religião Natural – Prof. Dr. Todd Ryan (Trinity College, Connecticut – Estados Unidos)

13/05/13 – Melancolía , Angustia y Desesperación: sintomatología de la sociedad burguesa – Profa. Dra. Patricia Dip (Universidad General Sarmiento – Argentina)

03/06/13 – A Fratura no Pensamento Contemporâneo e o Ateísmo de Feuerbach – Prof. Dr. Francesco Tomasoni (Università Piemonte Orientale – Itália)

24/06/13 – Fenomenologia e Teologia em Martin Heidegger Prof. Dr. Marcos Aurélio Fernandes (UnB – Dep. de Filosofia)

15/07/13 – O Candomblé como Religião? – Prof. Dr. Wanderson Flor do Nascimento (UnB – Dep. de Filosofia)
 
Sessões abertas a todos os interessados, sem necessidade de inscrição.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Por que cristãos deveriam ler ficção

Russell Moore
 
Fonte: iProdigo
 
Por Russell Moore
Traduzido por Filipe Schulz
 
Ler ficção é perda de tempo?
 
Tenho percebido que a maioria das pessoas que me dizem que ficção é uma perda de tempo são pessoas que parecer ter uma visão sola cerebra da vida cristã que simplesmente não se encaixa na Bíblia. A Bíblia não se refere ao homem simplesmente como um processo cognitivo, mas como um ser que carrega a imagem de Deus que reconhece a verdade não apenas por meio de categorias de silogismos, mas através de imaginação, beleza, maravilha e admiração. A ficção ajuda a moldar e afiar o que Russell Kirk chamou de “imaginação moral”.
 
Meu amigo David Mills, agora editor executivo da revista First Things, escreveu um brilhante artigo para a Touchstone há alguns anos sobre o papel das histórias em moldar a imaginação moral das crianças. Como ele apontou, instrução moral não é simplesmente saber factualmente o que é certo e o que é errado (apesar de isso também ser parte); é aprender a sentir afeição por certas virtudes e repulsão por outras. Uma criança aprende a simpatizar com o heroísmo de João, o matador de gigantes do pé de feijão e se sente repelida pela crueldade das irmãs da Cinderela.
 
Quando você pensa sobre isso, é assim que as Escrituras muitas vezes funciona. Provérbios, por exemplo, pinta uma imagem vívida da tragédia revoltante que é o adultério (Provérbios 7). Jesus não simplesmente fala sobre o perdão de Deus de forma abstrata. Ele conta uma história, do filho pródigo, pensada para ser chocante (um filho que gasta toda sua herança) e para evocar simpatia e identificação. Os apóstolos fazem o mesmo. Eles usam linguagem literária e visual para apelar não somente ao intelecto, mas também a consciência, por meio da imaginação. Pense na linguagem de Paulo ao dizer “sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós” ou o uso de temas literários no Novo Testamento (“o fruto do Espírito”, etc.).
 
A ficção pode, às vezes, como a história do profeta Natã sobre a cordeirinha do homem pobre, despertar partes de nós que estão calejadas, seja por ignorância, preguiça, desatenção ou pecado. Certa noite, dirigindo a caminho de casa, estava falando no telefone com minha avó de 86 anos. Ela estava me contando a história da última vez em que viu meu avô vivo. Ela me contou sobre como sentiu a frieza em seus pés ao trocar as meias dele no leito do hospital, sobre como os olhos dele a fitavam, apesar dele estar incapacitado de falar. Ela falou sobre como, quando as enfermeiras disseram que ela precisava se retirar, ela o beijou, disse que o amava e que podia sentir que ele o acompanhava com os olhos conforme ela deixava o quarto pela última vez. Eu sabia que ela tinha perdido o marido. Eu sei que as pessoas morrem. Eu sei sobre “Maridos, amai vossa mulher” (Efésios 5).
 
Mas aquela história despertou algo em mim. Me levou a abraçar minha esposa com um carinho especial quando cheguei em casa. Eu havia imaginado o que seria dizer adeus a ela daquela forma e, de repente, todas as pressões do dia-a-dia das crianças, das contas, do cuidado da casa e das férias pareciam fazer parte de um contexto maior. A ficção muitas vezes faz a mesma coisa. Quando eu leio A Morte de Ivan Ilitch, de Liev Tolstói, eu ganho certa simpatia imaginativa com algo que talvez eu evite na correria da vida: o que é, de fato, morrer. Quando leio as histórias de Wendell Berry situadas no Henry County de Kentucky, tenho acesso ao sentimento de como seria encarar a perda de todas as propriedades da família durante a Grande Depressão de 1929. Esse tipo de ficção fornece uma visão mais rica e mais ampla da vida humana.
 
Além disso, a ficção é, penso seu, um grande auxílio para aqueles que são chamados para pregar e ensinar (o que, nos termos de dar bom testemunho de Cristo, um chamado para todos nós). A ficção ajuda o cristão a aprender a falar de formas que possam navegar entre o abstrato tedioso e o corriqueiro irrelevante. Também te possibilita aprender sobre a natureza humana. Eu nunca tive um problema com vício em drogas. Eu não consigo imaginar que tipo de coisa levaria alguém a experimentar metanfetamina. Ler histórias de vida em locais onde isso é comum e sobre as motivações por trás de um viciado me metanfetamina podem me ensinar a lidar com essas coisas de forma bíblica e enxergar onde eu tenho uma idolatria similar que seria igualmente incompreensível para outra pessoa.
 
Eu diria que a ficção, junto com composição de músicas e aconselhamento pessoal, são formas constantes que Deus me ensina empatia. É fácil no cristianismo evangélico assumir que todos que se opõe ou discordam de nós deve ser simplesmente evaporado verbalmente como um inimigo a ser destruído. Mas nenhum ensinamento falso ou direcionamento enganoso tem qualquer poder até que aparente ser algo bom a alguém. Jesus nos ensina que aqueles que entregam os discípulos à morte “pensarão que estão fazendo a vontade de Deus”. Praticamente qualquer pessoa se sente o heróis de sua própria narrativa pessoal.
 
Pessoas não pensam em si mesmas como super vilões de histórias em quadrinhos, esfregando as mãos e planejando “o reino do maaaaaaal no mundo! Mwa ha ha ha ha!”. A ficção ajuda pessoas a apresentarem honestamente aquelas histórias íntimas que as pessoas contam a si mesmas, coisas que elas não irão discorrer em, por exemplo, um debate, ou uma monografia, sobre sua forma de viver. Na ficção, um Darwinista pode mostrar como é o temor de se viver uma vida em sentido em um universo sem propósito, mas ele também pode demonstrar onde ele encontra aquelas coisas, como amor e admiração, que só podem ser encontradas de forma plena em Deus.
 
Mas, para finalizar, uma boa ficção não é “perda de tempo” pela mesma razão que boa música e boa arte não são perdas de tempo. Tudo isso está enraizado em um Deus infinitamente criativo que escolheu ter sua imagem representada por seres humanos que também criam. Cultura não é irrelevante. É parte do que Deus nos mandou fazer no começo, e que ele declara ser bom. Quando você desfruta da verdade e da beleza, quando você é abençoado por dons que Deus deu aos seres humanos, você está desfrutando de um universo em que, apesar de caído, Deus se regozija e considera “muito bom”.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Autor de “O evangelho maltrapilho”, Brennan Manning faleceu aos 78 anos

autor-de-o-evangelho-maltrapilho-brennan-manning-faleceu-ontem-aos-78-anos
 
 
 
Escritor e pensador brilhante, Brennan Manning faleceu ontem (12) aos 78 anos de idade. Seu best-seller O evangelho maltrapilho falou de forma aguda e penetrante sobre o escândalo da graça. Apesar de estar com a saúde debilitada há algum tempo, sua voz continuou a impactar milhões com sua mensagem simples e poderosa sobre o inefável amor de Deus.
 
Batizado Richard Francis Xavier, o escritor Brennan Manning nasceu e cresceu, junto com os dois irmãos, num subúrbio barra pesada de Nova York. Sua família enfrentou dificuldades – experiência que certamente contribuiu para aguçar-lhe a sensibilidade pelos anseios dos humildes e simples no ministério que abraçaria anos depois -, mas isto não o impediu de entrar para a Universidade St. John, da qual sairia para servir no Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (os famosos marines) durante a Guerra da Coréia.
 
De volta à vida civil, Manning tentou estudar jornalismo na Universidade do Missouri, mas seus questionamentos pessoais e a palavra de um conselheiro o levaram a um seminário católico. Em fevereiro de 1956, ao meditar sobre o caminho de Jesus até a cruz, sentiu-se comovido pelo Evangelho e chamado por Deus. “Naquele momento”, relata, “a vida cristã passou a ter um novo significado para mim: uma relação íntima e profunda com Jesus.” Quatro anos mais tarde, graduou-se em Filosofia e, posteriormente, em Teologia, pelo Seminário St. Francis.
 
Um dos aspectos mais interessantes sobre a trajetória ministerial de Brennan Manning é o trânsito entre a academia e as favelas, a universidade e as vilas, povoados e cortiços. Pensador brilhante, especialista em Escrituras e Liturgia, foi entre as populações carentes dos Estados Unidos e da Europa que encontrou o caminho para colocar em prática o tipo de cristianismo com o qual se comprometera desde o início de sua vocação: o da compaixão e serviço abnegado. Viveu em clausura e contemplação; carregou água para populações rurais e foi ajudante de pedreiro na Espanha; lavou pratos na França; deu apoio espiritual a presidiários suíços.
 
Com a fé reafirmada, Brennan Manning retornou aos Estados Unidos, fixando-se inicialmente no Alabama, onde tentou organizar uma comunidade nos mesmos moldes da Igreja primitiva. Voltou ao campus no fim dos anos 1970 e, depois de enfrentar uma crise pessoal, começou a escrever e ministrar palestras, atividades que mantém até hoje, sempre com o objetivo de comunicar o amor incondicional de Deus em Jesus. “Aprendi de um sábio franciscano que, para quem conhece o amor de Cristo, nada mais no mundo é tão belo e desejável.”

quarta-feira, 20 de março de 2013

Um dia de cada vez: meus devocionais


Em seu livro devocional, Um dia de cada vez, Claudia Pinzón, compartilha experiências pessoais, triunfos, fracassos e lições apreendidas durante sua trajetória de vida. Segundo a autora, a jornada diária das pessoas está cheia de altos e baixos, lutas e perturbações. A solução para esses entraves está na confiança que é depositada em Deus.
 
Esta obra foi escrita para que as pessoas encontrem sua verdadeira identidade de filho ao se relacionar em liberdade com o Pai Celestial e desfrutar da vida abundante que Ele proporciona.
 
Cada leitura diária inclui um versículo da Bíblia, bem como um lugar para você escrever seus pensamentos a partir da leitura.
 
Dentre as reflexões diárias do mês de março, a que mais chama à atenção é: “Deixe que Deus seja o seu tudo”. Quando se dá a Deus a oportunidade de está no comando de tudo pode-se viver mais confiante e tranquilo. O homem deve render sua vida a Deus reconhecendo-o em todos os caminhos e permitindo que Ele seja o guia da sua vida.
 
É preciso estar alerta, pois vivemos em um tempo onde há cada vez mais guerras, terremotos, fome, desastres, pragas, falsos profetas, que vêm apenas para confundir, e tempos em que muitos são perseguidos por proclamar a palavra de Deus.
 
Estejam Alertas!
 
“Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto” (João 12:24).

Por Priscila Rocha