sábado, 12 de dezembro de 2009

Charles H. Spurgeon, o Principe dos Pregadores - breve biografia




Charles Haddon Spurgeon, ministro batista mais conhecido da Inglaterra vitoriana, nasceu em 19 de junho de 1834 em Kelvedon, Essex e passou sua infância e início de adolescência em Stambourne, Colchester, e Newmarket. Em 1856 ele se casou com Susannah Thompson; seus filhos únicos, filhos gêmeos Thomas e Charles, nasceram em 20 de setembro de 1857.

Spurgeon não teve educação formal além da Academia Newmarket, que cursou de agosto de 1849 a junho de 1850, mas tinha conhecimento, por meio de muita leitura, de teologia puritana, história natural, latim e literatura vitoriana. A falta de um diploma universitário não era empecilho para sua carreira de pregador notável, que começou em 1850, quando tinha apenas quinze anos.

Poucos meses depois de sua conversão ao cristianismo, começou a pregar em Teversham. No ano seguinte, Spurgeon aceitou seu primeiro pastorado, na Capela Batista em Waterbeach. A igreja cresceu rapidamente, de menos de uma dúzia de fiéis para mais de quatrocentos e sua reputação como pregador chamou a atenção da New Park Street Church, a maior igreja batista de Londres, onde foi convidado a a pregar em dezembro de 1853; após um breve período de estágio, concordou em se mudar para Londres e se tornar o novo pastor daquela igreja, que também cresceu rapidamente.

Em 30 de agosto de 1854, os membros concordaram em ampliar a capela. Durante a reforma, os serviços foram realizados no Exeter Hall, um auditório público com capacidade para 5.000 pessoas, na Strand Street. A reforma da New Park Street foram concluídas em maio de 1855, mas a capela era ainda muito pequena, e em junho uma comissão foi formada para supervisionar a construção da nova sede da igreja, a Metropolitan Tabernacle para 5000 pessoas.

A congregação se mudou mais uma vez, e se reunia no Exeter Hall e no Surrey Gardens Music Hall, que tinha capacidade para 8000 pessoas, até que a Metropolitan Tabernacle fosse concluída em 18 de março de 1861.

Spurgeon começou a publicar seus trabalhos logo depois que iniciou sua carreira de pregador. Em janeiro de 1855, Passmore e Alabaster inauguraram o "Penny Pulpit", publicando um sermão a cada semana; a série continuou até 1917, um quarto de século depois da morte de Spurgeon. Todos os anos esses sermões eram reeditados em forma de livro, primeiro como The New Park Street Pulpit (6 volumes, 1855-1860) e depois como Metropolitan Tabernacle Pulpit (57 volumes, 1861-1917). Spurgeon publicou inúmeros livros religiosos além de seus sermões; suas obras mais significativas incluem Lectures to My Students (1890), uma coleção de palestras entregues aos alunos da sua Pastors’ College e os 7 volumes do Tesouro de Davi (c. 1869), um devocional best-seller de comentários sobre os Salmos.


O trabalho de Spurgeon, em Londres, não se limitou à pregação e à publicação de seus sermões. Ele também atuou como presidente da Pastors' College, que ele fundou em 1857, criou o Orfanato Stockwell, que abriu para meninos em 1867, e para meninas, em 1879; supervisionou instituições de evangelização e de caridade, como asilos, organizações para distribuir alimentos e roupas para os pobres, e criou um fundo para aquisição de livros para os ministros mais necessitados.

As pregações de Spurgeon eram tanto extremamente populares quanto muito controversas. Alguns o consideravam como o maior orador desde Whitefield, outros criticaram-no como sendo teatral, desajeitado, e até mesmo um sacrilégio. Duas de suas obras mais controversas foram o sermão "Regeneração Batismal” e seu artigo “Down Grade".

Uma saúde debilitada forçou Spurgeon a manter um perfil discreto durante os últimos anos de sua vida. Ele pregou o seu último sermão na Metropolitan Tabernacle em 7 de junho de 1891; morreu na França em 31 de janeiro de 1892, e em 9 de fevereiro mais de 60.000 pessoas foram despedir-se dele na Metropolitan Tabernacle. Ele foi enterrado no cemitério de Norwood em 11 de fevereiro.

Desde o início do ministério, o talento de Spurgeon para a exposição dos textos bíblicos foi considerado extraordinário. E sua excelência na pregação das Escrituras Bíblicas lhe deram o título de O Príncipe dos Pregadores.

A importância de Charles Haddon Spurgeon como pregador só encontra parâmetros em seus trabalhos impressos. Spurgeon escreveu 135 livros durante 27 anos (1865-1892). Seus vários comentários bíblicos ainda são muito lidos.

Alguns dos trabalhos escritos mais conhecidos de Charles Haddon Spurgeon são:
All of Grace — editado em português sob o título “Tudo pela Graça”
Miracles and Parables of Our Lord — três volumes
Spurgeon’s Morning and Evening — livro de leituras devocionais diárias
The Sword and The Trowel — revista mensal editada por Spurgeon
The Treasury of David — comentário em vários volumes sobre os Salmos

Vários sermões de Spurgeon foram publicados em português pela editora PES, que também publicou Lições aos Meus Alunos – vols. 1, 2 e 3.
Outros livros publicados em português: “A Maior Luta do Mundo” e “Como ler a Bíblia”, ambos pela Ed. Fiel; “Pescadores de Crianças”, “Esboços Bíblicos” e “Esboços Bíblicos de Salmos”, pela Ed. Vida Nova; Meditações Matinais, Ed. Hagnos.


(fontes: www.victorianweb.org e wikipedia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário