terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Natal, pra quê?


Jesus nasceu durante a vida de Herodes, o Grande, que os Romanos haviam designado para governar a Judéia. Os calendários são contados a partir do ano em que se supõe ter nascido Jesus, mas as pessoas que fizeram essa contagem equivocaram-se com as datas: Herodes morreu no ano 4 a.C., de modo que Jesus nasceu 3 anos antes. Desde o séc. IV, os cristãos festejam o Natal, ou nascimento de Cristo, no dia 25 de dezembro. Esta foi uma adaptação das festas ao deus Sol dos povos pagãos, adquirida pelos Romanos. A data real ainda é incerta.

Então Jesus não nasceu no dia 25 dezembro, provavelmente não no ano 0 mas entre 8 e 7 a.C. (antes de Cristo), o Natal de hoje era originalmente uma festa pagã e não cristã; as celebrações em nossos dias detêm muito mais um espírito materialista e consumista, e os símbolos pouco ou nada refletem o verdadeiro sentido do Natal de Jesus!

Seria certo então continuarmos a manter a celebração natalina todos os anos? Não seria melhor, na verdade, seguir o caminho de alguns movimentos evangélicos fundamentalistas que rejeitam a celebração e se negam a comemorar o Natal?

Penso que não! E se é verdade que a origem do Natal é pagã, também é verdade que a adaptação da mesma em uma celebração cristã tinha um motivo forte e uma confissão: Jesus é, por assim dizer, o verdadeiro "Deus Sol" e Ele, sim, é o verdadeiro sentido do Natal! O profeta Malaquias (4.2) anunciou: "Mas para vós, os que temeis o Meu nome, nascerá o Sol da Justiça, trazendo curas nas suas asas; e vós saireis e saltareis como bezerros da estrebaria". O Messias prometido é aqui chamado SHEMESH TSEDAQA, Sol da Justiça.

Para o crente não importa exatamente quando Jesus nasceu, mas sim o fato que Ele nasceu, viveu e morreu para reconciliar-nos com Deus. Para o crente não importa em que ano Ele nasceu, mas sim o fato que Ele vive todo o ano em nós. Para o crente não importa se os símbolos não se reportam a Ele, pois que Ele, sim, dá sentido ao Natal!

Assim, ao invés de rejeitarmos este que tem sido chamado em alguns lugares como "o dia nacional de compras" vamos usá-lo para, à parte das roupas novas e presentes, celebrarmos a glória de Jesus Cristo, o Sol da Justiça. Vamos usar este dia para proclamarmos a grande e transformadora verdade: JESUS NASCEU, DEUS VEIO HABITAR CONOSCO!

Soli Deo gloria.

Pr. Josué Mello Salgado

Nenhum comentário:

Postar um comentário