terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Vilancete


Gil Vicente (1465?-1536?) foi o primeiro grande dramaturgo de língua portuguesa. Sua obra versa principalmente sobre temas morais e religiosos.

Além de escrever para o teatro, Vicente também compôs poemas. O poema de sua autoria transcrito abaixo é um vilancete, forma poética comum na Península Ibérica na época Renascença, que se caracteriza por ser composto de um mote seguido de uma ou mais estrofes , conhecidas como voltas ou glosas, com 5 ou 7 sílabas poéticas. O poeta português aborda um tema muito caro ao livro de Salmos, que é a manifestação gloriosa da natureza em louvor do Criador por meio de sua maravilhosa ordem e beleza.

"Aleluia! Louvai ao SENHOR do alto dos céus, louvai-o nas alturas. Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todas as suas legiões celestes. Louvai-o, sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes. Louvai-o, céus dos céus e as águas que estão acima do firmamento. Louvem o nome do SENHOR, pois mandou ele, e foram criados. E os estabeleceu para todo o sempre; fixou-lhes uma ordem que não passará. Louvai ao SENHOR da terra, monstros marinhos e abismos todos; fogo e saraiva, neve e vapor e ventos procelosos que lhe executam a palavra; montes e todos os outeiros, árvores frutíferas e todos os cedros; feras e gados, répteis e voláteis; reis da terra e todos os povos, príncipes e todos os juízes da terra; rapazes e donzelas, velhos e crianças. Louvem o nome do SENHOR, porque só o seu nome é excelso; a sua majestade é acima da terra e do céu. Ele exalta o poder do seu povo, o louvor de todos os seus santos, dos filhos de Israel, povo que lhe é chegado. Aleluia!" Salmo 148.

Vilancete

Por Gil Vicente


Adorai, montanhas,
o Deus das alturas,
também das verduras.
Adorai, desertos
e serras floridas,
o Deus dos secretos,
o Senhor das vidas.
Ribeiras crescidas
louvai nas alturas
Deus das criaturas.
Louvai arvoredos
de fruto prezado,
digam os penedos:
Deus seja louvado!
E louve meu gado,
nestas verduras,
o Deus das alturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário