quinta-feira, 21 de agosto de 2008

E até os confins da terra


O livro de Atos dos Apóstolos poderia ser chamado mais adequadamente de Atos do Espírito Santo. Uma das características importantes desse livro é sua falta de final. O narrador de Atos expõe a história dos primeiros cristãos e sobre como o Espírito Santo atuou sobre eles possibilitando a realização de grandes feitos. A história principia com a ressurreição e ascensão de Cristo e vai até a ida de Paulo a Roma para ser julgado pelo César. A falta de finalização da história aponta um fato muito relevante: o Espírito Santo nunca deixou de atuar na história da igreja, muito embora o período apostólico e das primeiras viagens missionárias seja especialmente especial em autoridade. Sendo assim, o estudo da história do Cristianismo é importantíssimo para o conhecimento de Deus e para a auto-compreensão da Igreja.

É assim que Justo Gonzáles fundamenta sua investigação da História do Cristianismo que foi compilada na coleção: E até os confins da Terra: Uma História Ilustrada do Cristianismo. Segundo Gonzáles, a história da igreja é parte da auto-biografia de todo o cristão. Saber como a palavra de Deus foi ensinada de geração em geração pela obra de homens movidos de Espírito Santo de Deus até nós é uma parte especial do conhecimento que temos sobre nós mesmos

A coleção do teólogo cubano se destaca pela fluência de sua linguagem e pela forma didática com que aborda a maioria dos movimentos de personalidades que influíram na caminhada cristã da história. Trata-se de uma leitura verdadeiramente agradável. A coleção está dividida em 10 volumes cada um deles abrangendo cerca de dois séculos da História do Cristianismo. Cada volume conta com um titulo que capta a atmosfera da época. Os volumes intitulam-se em ordem: A era dos mártires, A era dos gigantes, A era das trevas, A era dos altos ideais, A era dos sonhos frustrados, A era dos reformadores, A era dos conquistadores, A era dos dogmas e das dúvidas, A era dos novos horizontes e A era inconclusa.

A coleção está recheada de ilustrações que facilitam o entendimento da situação histórica e da biografia dos grandes personagens históricas. Os livros têm em média 160 páginas e estão todos no acervo de nossa biblioteca. A coleção é recomendada a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário