quarta-feira, 14 de outubro de 2009

A Bíblia: em um dia de tristeza


Gonçalves de Magalhães (1811-1882) é conhecido pelo fato de ter introduzido o Romantismo literário no Brasil. A maioria dos livros didáticos de literatura aponta sua obra Suspiros poéticos e saudades (1836) como o marco de inicial do movimento no Brasil. Embora não seja considerado pelos críticos como um poeta da estatura de Gonçalves Dias ou de Castro Alves, é possível encontrar em sua obra lampejos líricos de qualidade inquestionável. Um desses lampejos é o poema reproduzido abaixo que fala da bíblia como o consolo do poeta na tribulação e na tristeza.


A Bíblia

Em um dia de tristeza

Por Domingos José Gonçalves de Magalhães


(...)


Livro sagrado,

Vem consolar-me,

Vem saciar-me

Na minha dor.

Meu peito ansiado

De ti carece,

Sem ti falece

O meu vigor.

A ti recorro

Triste e sedento,

Que este tormento

Me faz gemer.

Dá-me socorro

No mal extremo,

Vem, senão temo

À dor ceder.


Cada palavra,

Que me vás dando,

É qual um brando,

Suave mel.

Já em mim lavra

A paz do empíreo;

Do meu martírio

Se adoça o fel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário