sábado, 17 de outubro de 2009

Histórias para crianças

“Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer
não se desviará dele.” (Pv 22.6)

Mais do que dar um brinquedo a uma criança, neste mês em que celebramos – dia 12 - o dia da criança*, lembremos que, como pais ou responsáveis pela educação de uma criança, é nossa responsabilidade orientá-la e ensiná-la no caminho do Senhor.

Encontramos na literatura cristã infantil histórias que podem ser utilizadas como apoio para um momento de leitura da Bíblia, para reforçar um estudo bíblico realizado e também na evangelização de crianças.

É importante promovermos o contato da criança com o livro, lendo para ela ou estimulando a leitura, pois assim poderá desenvolver esse gosto desde cedo. De acordo com Paulo Freire (1), a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra, e a leitura da palavra implica a continuidade da leitura do mundo (1989, p.13).

A nossa biblioteca tem um acervo infanto-juvenil que inclui diferentes edições da Bíblia para crianças e diversos livros de histórias bíblicas e outras que falam do amor de Deus, de temas bíblicos e de valores cristãos.

Destacamos algumas obras, mas há muitas outras em nosso acervo:

O diário de José. Você está convidado a ler o diário de um menino muito especial, dono de uma capa colorida e da inveja de seus irmãos. Conheça a história de José, um sonhador que escravo e prisioneiro passou a administrador de Faraó, perdoando seus irmãos que o haviam vendido aos mercadores.

O diário de Josué no deserto. Descubra como Deus resgatou os Israelitas do cruel Faraó do Egito. Enquanto eles escapam de um país Deus os dirige a outro. O começo de uma emocionante aventura...

Ester, a rainha corajosa. C. Mackenzie. Ed. Fiel.
A Série Mackenzie é uma coletânea de 12 histórias bíblicas para crianças, transcritas das Escrituras e recontadas em linguagem simples.

Isto não é conto de fadas. John Piper. Ed. Fiel. Os contos-de-fadas são estórias que visam nos divertir. Esta, porém, conta a melhor e mais fantasticas de todas as histórias: A História de Jesus, o Filho de Deus, e trata-se de uma história verídica.Este livro contrasta a história do Senhor Jesus com os contos-de-fada.

Marcinelo e o presente maravilhoso. Max Lucado. Ed. Hagnos.
Com a aproximação do Festival do dia do Criador, Marcinelo e toda Xulingolândia querem oferecer algo espetacular para Eli, o carpinteiro.O melhor bolo, o melhor buquê de flores e a melhor música. Contudo, Marcinelo acidentalmente destrói tudo. E todos descobrem que o amor é o presente maravilhoso.

Postais de Paulo. Paulo faz a sua narração por meio de cartões postais que envia aos amigos.

Provérbios em Fábulas 1. Paulo Debs. Ed.Vida. Com histórias criadas a partir de provérbios bíblicos e adaptadas ao imaginário infantil, Paulo Debs ensina, de forma divertida, preciosas lições como: obediência, honestidade, gratidão e outras tantas.

Você é Especial. Max Lucado. Ed.Hagnos. Esta história ilustrada com perfeição, ajuda os pais a anunciar às crianças a verdade sobre o amor de Deus. Apesar de o mundo nos impor necessidades de qualificações especiais, Deus nos diz: Você é Especial, e pronto.

--------------------------------------------------------------------------------------------

*em alguns países o dia da criança é celebrado no dia 20/11, Dia mundial da criança (ONU).

(1) A Importância do ato de ler: em três artigos que se completam. Paulo Freire. Ed. Cortez, 1989. 23ª. edição.
O livro está disponível para leitura, via web, no seguinte endereço:
http://portal.mda.gov.br/portal/saf/arquivos/view/ater/livros/A_import%C3%A2ncia_do_Ato_de_Ler.pdf
Obra do acervo da biblioteca central da UFPB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário