quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Oração para que eu seja um bom samaritano


Novamente divulgamos um poema de Gióia Jr., esse talentoso poeta cristão brasileiro, que fala de uma história do Novo Testamento. Trata-se da parábola do bom samaritano. No poema que segue, um soneto, o poeta expressa o seu desejo de ser mais como o samaritano, que não ostenta nenhuma aura de santidade ou de religiosidade especial, mas ainda assim é o único que pratica a verdadeira religião, cuidando do homem ferido no caminho, ao contrário do sacerdote e do levita que, apesar de "religiosos", nada fizeram. Afirma o poeta que a vida é como aquele caminho, ao longo dele há muitos feridos. Sejamos, portanto, samaritanos no caminho da vida.


Oração para que eu seja um bom samaritano

Por Gióia Jr.


A nossa vida é um caminhar também

do pó primeiro ao derradeiro pó...

Partimos de qualquer Jerusalém

Para alcançar alguma Jericó.

Vamos assim despreocupados, sem

Pensar... e vemos, atirado e só,

Um pobre peregrino, sobre quem

Socos e pontapés deram sem dó...

Seja eu que caminhe de alma aflita

E veja o réu da fúria do chicote

Para que num esforço sobre-humano,

Mate a minha tendência de Levita,

Dobre o meu coração de sacerdote,

E surja como um Bom Samaritano!

Nenhum comentário:

Postar um comentário