segunda-feira, 12 de outubro de 2009

"Orai sem cessar"


O conjunto de pequenos textos que passamos a publicar a partir do post Deus nos ouve surgiu das atividades de um pequeno grupo de estudos bíblicos criado entre os alunos de Direito da UnB pela a iniciativa de um irmão em Cristo, meu querido amigo da Universidade de Brasília, Pedro Felizola (que, por sinal, mantém um excelente blog chamado Papo Cristão). O grupo foi, durante dois anos, uma benção na vida de todos que dele participaram. Um por vez, cada um dos membros do grupo se voluntariava a escrever um pequeno texto, curto e despretensioso (mais propriamente um conjunto de referências bíblicas com pequenas explicações esquemáticas), para servir de orientação para os estudos realizados coletivamente durante as reuniões, conforme um tema pré-estabelecido. Em meados de 2007, fiquei responsável por realizar uma série de estudos sobre oração, esses textos ora publicados foram produzidos nessa ocasião. Escrevo essa, já demasiado longa, introdução para recomendar a todos a realização de estudos bíblicos em pequenos grupos, trata-se de uma experiência extremamente construtiva em termos de crescimento espiritual e uma oportunidade de evangelização. Por fim, que cada de nós se comprometa ao que foi desafiado pelo apóstolo Paulo:


“Orai sem cessar”

II Tessalonicenses 5:17


Antes da queda, Adão e Eva andavam constantemente na presença do Senhor, conversando diretamente com Ele. Como fruto do nosso pecado, porém, perdemos esse contato direto com Nosso Senhor. Jesus veio para refazer essa comunicação, eis um dos motivos por que oramos em seu nome. O Novo Testamento nos convoca a orar sem cessar, nos convoca a um estado de comunicação completa, ininterrupta e graciosa com o Criador.

A oração pode ser, muitas vezes, motivo de perseguição. Daniel foi posto na cova dos leões por invocar a Deus. Devemos, porém, perseverar em oração como os primeiros cristãos, vigiando sempre atentos para a segunda vinda do Salvador.

Além disso, a Palavra nos aconselha a orar em diversas ocasiões por diversos motivos que sempre estão presentes e sempre precisam de nossa atenção e intercessão. Segue abaixo apenas um rol exemplificativo desses motivos:


  • ¬ O pastor deve orar pelas suas ovelhas (I Sm 12:23)
  • ¬ O povo de Deus deve orar pelas suas feridas (II Cr 7:14)
  • ¬ Devemos orar pela paz (Sl 122:6)
  • ¬ Devemos orar pelos nossos inimigos (Mt 5:44)
  • ¬ Devemos orar pelas crianças, pelo seu crescimento (Mt 19:13)
  • ¬ Devemos orar pelo nosso fortalecimento na fé (Mt 26:41)
  • ¬ Devemos orar pela ação missionária (Mt 9:36-38)
  • ¬ Devemos orar uns pelos outros (Tg 5:16)
  • ¬ Devemos orar pelas autoridades (ITm 2:1-2)
  • ¬ Devemos orar pelos enfermos (Tg 5:15)
  • ¬ Devemos orar por nossos irmãos que enfrentam tentação (Lc 22:32)
  • ¬ Devemos orar por aqueles sofrem perseguição (I Ts 3:1)
  • ¬ Devemos orar por sabedoria (I Rs 3:9)


“Perseverai na oração, vigiando com ações de graças. Suplicai, ao mesmo tempo, também por nós, para que Deus nos abra porta à palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual também estou algemado”

I Colossenses 4:2-3

Um comentário:

  1. Adorei a introdução do post !

    Eu faço parte de um grupo de alunos cristãos da UnB que se reúnem da hora do almoço a fim de estudar a bíblia, adorar a Deus e evangelizar as pessoas.

    Fazemos Estudos Bíblicos Indutivos em pequenos grupos com materiais que nós mesmos produzimos !

    Acho muito importante este tipo de iniciativa !

    ResponderExcluir