quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Atos de contrição e suspiros de amor


Gregório de Matos e Guerra (1636-1695) foi poeta e advogado, nascido no Brasil-colônia - na cidade de Salvador-, ficou conhecido por suas poesias satíricas em que criticava a imoralidade da administração colonial e os costumes de sua época. O grande pregador Pe. Antônio Vieira chegou a dizer que os poemas de Gregório de Matos tinham maior fruto do que seus sermões. O poeta bahiano também ganhou renome pelos seus belos poemas religiosos. Podemos dizer que o principal tema de sua lírica cristã era o arrependimento e a contrição e o correspondente perdão e amor de Deus. O poema transcrito demonstra exatamente esse quebrantamento de coração daquele que convencido do seu pecado pode voltar-se para o abraço divino por meio do perdão.


A N. S. Jesus Cristo com atos de contrição e suspiros de amor

Por Gregório de Matos


Ofendi-vos, meu Deus, bem é verdade,

É verdade, meu Deus, que hei deliqüido,

Deliqüido vos tenho, e ofendido,

ofendido vos tem minha maldade.


Maldade, que encaminha à vaidade,

Vaidade, que todo me há vencido;

Vencido quero ver-me, e arrependido,

Arrependido a tanta enormidade.


Arrependido estou de coração,

De coração vos busco, daí-me os braços,

Abraços, que me rendem vossa luz.


Luz, que claro, me mostra a salvação,

A salvação pretendo em tais abraços,

Misericórdia, Amor, Jesus, Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário