sábado, 19 de setembro de 2009

A Igreja é maior do que você pensa


Embora Missões Nacionais seja o nosso tema central no mês de setembro, trazemos a obra de Patrick Johnstone “A igreja é MAIOR do que você pensa – A tarefa inacabada da evangelização mundial” (Ed. Missão Horizontes), na qual o autor trata de um cenário mais amplo que o brasileiro, o contexto mundial. Mas as questões de ordem mundial, nesse caso, também podem ser aplicadas para nosso país.

No livro o autor aborda a necessidade da parceria entre igreja local, instituições de ensino e agências missionárias para que o trabalho de evangelização seja cooperativo “e mais produtivo para o Reino de Deus”.

O autor demonstra primeiramente que a Igreja é maior do que você pensa no TEMPO:
“A igreja foi planejada por Deus na Eternidade, antes do princípio do tempo, e seu destino é estar com Deus para toda a Eternidade, quando o tempo não mais existir. Somos parte do corpo eterno. Neste instante, já somos habitantes da Eternidade. Intercessão é uma atividade que entra em contato com a eternidade e a ela pertence.”
Em segundo lugar Johnstone pretende mostrar que a Igreja é maior do que você pensa no TAMANHO:
“Poucos perceberam o tremendo crescimento e expansão da Igreja em toda a sua diversidade e ministérios pelo século XX. (...)
Meu objetivo é lançar um desafio referente à tarefa de evangelização mundial a ser completada no século XXI, demonstrando que embora esteja inacabada, é possível terminá-la, e terminá-la em breve se nos mobilizarmos. Meu desejo é ver um envolvimento mais intenso e abrangente das igrejas, em resposta entusiasmada à Grande Comissão.”
O tereceiro ponto que o autor quer mostrar é que a Igreja é maior do que você pensa em ESTRUTURA:
“...nossa percepção do que constituem as estruturas da Igreja tem sido moldada por uma teologia inadequada e por padrões distorcidos... Seus efeitos tem sido a marginalização ou eliminação da visão e dos mecanismos de evangelização mundial. Meu objetivo é que nos arrependamos dos fracassos passados e corrijamos aquilo que for deficiente em cada esfera da vida da igreja, para que nos tornemos mais eficazes em missão.”
“Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.” Is. 53.6

Nenhum comentário:

Postar um comentário