sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Padres Apologistas


Muitos boatos corriam, nos primeiros séculos da Era Cristã, a respeito das práticas da Igreja. A maioria deles, fruto da ignorância em relação ao verdadeiro significado da simbologia cristã, era usada maliciosamente para justificar a perseguição e a difamação contra os convertidos.


Uma noção comum entre os membros da elite intelectual greco-romana era a de que o cristianismo era uma religião de homens ignorantes, iletrados, herdeiros de uma cultura inferior. Embora fosse verdade que a religião cristã tenha se espalhado inicialmente entre pessoas com pouca educação formal, não tardou que vários homens cultos, formados na erudição helenista, se convertessem. Alguns desses homens se aplicaram a elaborar defesas da doutrina e da conduta da Igreja com a finalidade de convidar os homens cultos e os membros do aparato governamental do Império Romano a conhecer melhor os ensinamentos de Cristo e a cessar as hostilidades para com os cristãos. Os documentos produzidos com esse fim ficaram conhecidos como apologias e, por consequência, seu autores como Pais ou Padres Apologistas.


Pode-se identificar uma estrutura comum aos argumentos das apologias dos séculos II e III. Havia, em primeiro lugar, a preocupação em refutar cada uma das acusações infundadas dirigidas contra a conduta da Igreja. Dizia-se que os cristãos eram: promíscuos, por conta da forte ênfase na prática do amor e - ao que parece - pelo costume de saudarem-se uns aos outros com o ósculo santo; antropófagos, por "comerem a carne e o sangue de seu mestre" em uma celebração "macabra"; e ateus, por não cultuarem um deus representado em uma imagem de escultura e por não possuírem um aparato cerimonial litúrgico elaborado. Em relação a todas esses questões, uma simples leitura do ensinamentos evangélicos a respeito da violência, da sexualidade e da presença de Deus no mundo eram suficientes para afastar qualquer dúvida quanto a essas calúnias que eram frutos risíveis dos preconceitos contra a nova religião.


Em segundo lugar, os apologistas se ocupavam em refutar as concepções religiosas politeístas, especialmente as de matriz grega. Nesse trabalho, os apologistas enfatizavam a imoralidade escandalosa dos deuses gregos, com o argumento de que: se os deuses não conseguem regular suas próprias condutas, como poderão instituir ou mesmo inspirar uma conduta moral? Contra os deuses egípcios, os apologistas demonstravam o absurdo de cultuar animais como deuses, considerando que eles são tão corruptíveis quanto o resto da criação. Contra os deuses caldaicos, estava o fato de que as divindades eram confundidas com estátuas fabricadas pelas próprias mãos de artífices humanos. Contra aqueles que identificavam Deus com os elementos da natureza, como a água, o fogo ou o ar, estava o fato de que os elementos são corruptíveis e contigentes estando submetidos a uma ordem, o que caracteriza a criação e não o criador. Ademais, os apologistas criticavam a decadência dos costumes do Império Romano com a popularidade de espetáculos sangrentos como a luta de gladiadores.


Em terceiro lugar, havia os argumentos em favor da doutrina cristã. Nessa época, o argumento principal para a existência de Deus era a constatação de que a natureza possuiu uma ordem, o que demandaria a existência de um ordenador criativo e inteligente capaz de estabelecer tal ordem. Trata-se de um primeiro esboço do famoso argumento do design. Outro argumento, era baseado na corruptibilidade da matéria: se a matéria criada é corruptível, seria necessária a existência de um Deus incorruptível e independente da matéria para criá-la. Por fim, havia também o argumento baseado na antiguidade. Segundo os apologistas, os relatos bíblicos a respeito das origens do mundo eram mais antigas e coerentes do que as teogonias dos poetas gregos como Homero e Hesíodo.


Em último lugar, as apologias mostravam que a conduta dos cristãos, longe de ser destrutiva para a sociedade, era benéfica, pois eles pregavam a obediência às leis, a honestidade, a castidade, o serviço e a vida simples e honrada. O primeiros apologistas conferiam um peso primordial ao testemunho de vida dos indivíduos e das comunidades cristãs. Isso porque o modo de vida da Igreja era tão diferente e tão desejável que maior argumento em favor do cristianismo não haveria do que simplesmente observar o amor que florescia nela. Nesse sentido são muito significativas as palavras da Carta a Diogneto:


"Os cristãos, de fato, não se distinguem dos outros homens, nem por sua terra, nem por sua língua ou costumes. Com efeito, não moram em cidades próprias, nem falam língua estranha, nem têm algum modo especial de viver. Sua doutrina não foi inventada por eles, graças ao talento e especulação de homens curiosos, nem professam, como outros, algum ensinamento humano. Pelo contrário, vivendo em cidades gregas e bárbaras, conforme a sorte de cada um, e adaptando-se aos costumes do lugar quanto à roupa, ao alimento e ao resto, testemunham um modo de vida social admirável e, sem dúvida, paradoxal. Vivem na sua pátria, mas como forasteiros; participam de tudo como cristãos e suportam tudo como estrangeiros. Toda pátria estrangeira é a pátria deles, e cada pátria é estrangeira. Casam-se como todos e geram filhos, mas não abandonam os recém-nascidos. Põem a mesa em conjunto, mas não o leito; estão na carne, mas não vivem segundo a carne; moram na terra, mas têm sua cidadania no céu; obedecem às leis estabelecidas, mas com sua vida ultrapassam as leis; amam a todos e são perseguidos por todos; são desconhecidos e, apesar disso, condenados; são mortos e, desse modo, lhes é dada a vida; são pobres, e enriquecem a muitos; carecem de tudo, e têm abundância de tudo; são desprezados e, no desprezo, tornam-se glorificados; são amaldiçoados e, depois, proclamados justos; são injuriados, e bendizem; são maltratados, e honram; fazem o bem, e são punidos como malfeitores; são condenados, e se alegram como se recebessem a vida. Pelos judeus são combatidos como estrangeiros, pelos gregos são perseguidos, e aqueles que os odeiam não saberiam dizer o motivo do ódio". (p. 22-23)


Embora haja essa convergência entre os diversos apologistas em relação à estrutura básica de suas defesas, é incorreto pensar que há uma homogeneidade. Já nessas primeiras obras de apologética, começa a surgir um dos debates que se estenderia por muitos séculos, que consiste na relação entre filosofia e revelação. Atenágoras e Justino, por exemplo, se mostravam simpáticos à incorporação dos raciocínios filosóficos à estrutura do pensamento teológico. Já Taciano e Teófilo exemplificam a corrente teológica que demonstra profunda antipatia contra a filosofia grega, que irá culminar com a célebre posição de Tertuliano: "o que Atenas tem haver com Jerusalém?".


Devemos aos Pais Apologistas a fundação de uma disciplina presente até o hoje no ensino e na prática da Teologia: a Apologética. Além disso, por exigirem uma exposição sistemática e coerente das proposições a respeito de Deus e de sua relação com os homens, as apologias foram muitíssimo relevantes no desenvolvimento posterior da teologia cristã.


Para aqueles que têm interesse em Apologética e em História da Igreja, o livro Padres Apologistas é leitura obrigatória!


Para mais informações a respeito da Igreja nos primeiros séculos conferir:


Daniel-Rops, Henri. Igreja dos apóstolos e dos mátires. São Paulo: Quadrante, 1991.


González, Justo. Era dos mártires. São Paulo: Vida Nova, 2005.


Latourette, Kenneth Scot. Uma história do cristianismo. São Paulo: Hagnos, 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário