quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Sonetos Santos


John Donne (1572-1631) foi poeta inglês e pastor da Igreja Anglicana. Sua obra foi profundamente marcada pelo seu relacionamento com Deus e pela forma como lidou com o sofrimento. O conhecido escritor cristão Philip Yancey afirmou que a obra de Donne foi fundamental para a sua compreensão de como o cristão deve lidar com a dor e como Deus atua nas vidas daqueles que têm essa experiência. Além de poeta, Donne era também um grande pregador, muitos dos seus sermões são lidos e admirados até hoje. A principal obra lírica cristã de Donne é a coletânia de poemas chamada Sonetos Santos. O soneto transcrito abaixo trata do perdão redentor de Cristo concedido mediante o arrependimento. "Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado, porque eu conheço as minhas trangressões, e o meu pecado está diante de mim." Salmos 51:7.


Sonetos santos

IV

Por John Donne


Tradução de Afonso Felix de Sousa, extraído de: Donne, John. Sonetos de Meditação. Rio de Janeiro: Philobiblion, 1985, p. 41.


Ó minha negra Alma! agora que é bem clara

A voz do mal, da morte o arauto e o paladino,

És qual réu por traição que se fez peregrino

e não ousou voltar à pátria que deixara,

Ou és como um ladrão antes de condenado

À morte, que só quer livrar-se da prisão,

Mas que ao ver-se arrastado, face à execução,

Quer voltar a ser preso, ainda que abominado.

Terás, se te arrependes, a graça como fruto,

Sim, mas quem te dará a graça da intenção?

Oh, que te vistas com sagrado e negro luto

E então te ruborizes, como a pedir perdão;

Ou banha-te no sangue de Cristo, com poder

De, ainda que vermelho, almas embranquecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário